Quantas ferramentas Lean existem?

Perguntado por: lbotelho . Última atualização: 17 de julho de 2023
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Neste artigo você vai conhecer os 7 principais desperdícios apontados pela Metodologia Lean e aprender como eliminá-los na prática por meio da aplicação de 17 ferramentas.

Essa abordagem é executada através de um conjunto de 10 ferramentas estratégicas. O Lean Manufacturing possui 2 objetivos chave: aumentar a percepção de valor da empresa por parte do cliente e investir o mínimo de recursos possíveis para que isso aconteça.

Neste sentido, o Lean Thinking traz os 5 princípios listados abaixo para a área de TI:

  • Valor. ...
  • Fluxo de Valor. ...
  • Fluxo Contínuo. ...
  • Produção Puxada. ...
  • Melhoria Contínua.

Os Pilares do Lean

  • Filosofia. As decisões devem ser guiadas pela filosofia de Longo Prazo, mesmo que isso dependa das metas financeiras de curto prazo. ...
  • Processos. Se o processo for correto, os resultados também serão. ...
  • Pessoas e parceiros. ...
  • Solução de Problemas.

Quais são os pilares do Lean Manufacturing?

  1. Fluxo de produção. Nele, o conceito de just-in-time (JIT) é o mais importante, ao determinar que a produção será pautada sempre pela demanda. ...
  2. Qualidade na primeira fornada. ...
  3. Sistema de manufatura.

Quais são as 6 principais ferramentas Lean Manufacturing?

  1. Mapeamento da cadeia de valor. Uma das primeiras e mais fundamentais ferramentas gerenciais é também conhecida como Value Stream Mapping – VSM. ...
  2. Lead Time. ...
  3. Fluxograma. ...
  4. Poka Yoke. ...
  5. Takt Time. ...
  6. POP.

Flávio Augusto Picchi

  1. Produção em excesso. É quando a empresa produz mais do que precisa para atender o cliente. ...
  2. Espera. O ideal do sistema lean é que todos os processos ocorram em fluxo contínuo, entregando rapidamente para o cliente, sem interrupção. ...
  3. Processamento desnecessário. ...
  4. Estoque. ...
  5. Transporte. ...
  6. Movimentação. ...
  7. Correção.

O que é 5S? O 5S é um método Lean e uma das fundações do Kaizen. Ele consiste em 5 passos consecutivos que permitem que qualquer time organize seu ambiente de trabalho para a eficiência máxima de processo.

Chamamos de ferramentas Lean o conjunto de técnicas e métodos criados no contexto do Lean. A filosofia consiste em uma abordagem técnica para os negócios que tem como objetivo simplificar os processos e enxugar os desperdícios para alcançar mais produtividade.

Para implementar o Lean IT em uma companhia, é preciso seguir quatro etapas, que são identificação dos processos da empresa, desenvolvimento de um líder, mapeamento de processos e realização de estudos e análises.

Seguindo a metodologia Lean, por meio dos seus 5 princípios, é possível identificar o que realmente tem valor para o cliente e, baseado nisso, adequar a produção de modo a atingir suas reais necessidades.

Seis Sigma é uma estrutura organizacional que se concentra na melhoria contínua. O principal objetivo desta metodologia é atingir metas e objetivos estabelecidos pela organização de maneira eficiente, mantendo os custos e a taxa de defeitos em um ponto mínimo.

5 características de um Líder Lean

  • Compromisso. Quando você se compromete com alguém, você faz uma promessa. ...
  • Paixão pelo aprendizado – busca pela excelência. ...
  • Jogar em equipe – empatia e inteligência emocional. ...
  • Poder de tomada de decisão – decisão e competência. ...
  • Liderar pelo exemplo – autenticidade e altos padrões.

Os 3 pilares do Lean
Cada pilar possui seus princípios imutáveis, que já se mantêm desde o início do Sistema Toyota de Produção há mais de 50 anos, e suas ferramentas de auxílio para a manutenção dos princípios.

Estratégia Lean é uma metodologia que surgiu no Japão, no período logo após à Segunda Guerra Mundial, com objetivo de promover a eficácia operacional de produção: entrega de qualidade em curto prazo, com baixo custo e com redução de desperdício.

Traduzindo literalmente, o termo lean significa “enxuto”. Portanto, a função principal desse método é introduzir em sua empresa a cultura de utilizar nada além dos recursos necessários para a finalização de um trabalho. Essa estratégia ajuda a evitar possíveis desperdícios de recursos e tempo.