Que tipo de alimento é mais jogado fora?

Perguntado por: isanches . Última atualização: 13 de julho de 2023
4.9 / 5 11 votos

Nas casas, o tipo de alimento que mais é jogado fora são as comidas preparadas (40%), seguida de alimentos industrializados (18%) e legumes e verduras (16%).

A proteína é o grupo de alimentos com maior desperdício nos lares brasileiros, representando quase 40% do volume total. Cerca de 20% dos descartes de sobras se referem à carne bovina e 15%, à carne de frango.

O ranking dos alimentos mais desperdiçados mostra arroz (22%), carne bovina (20%), feijão (16%) e frango (15%) com os maiores percentuais relativos ao total desperdiçado pela amostra pesquisada.

Alimento mais consumido no mundo, o leite se revela um verdadeiro camaleão na culinária, adaptando-se ao café e ao chocolate, expandindo sua versatilidade como ingrediente em receitas doces e salgadas.

De acordo com dados do IBGE, cerca de 30% dos alimentos produzidos no país acabam sendo jogados fora, o equivalente a cerca de 46 milhões de toneladas de alimentos por ano.

Os alimentos mais descartados e a 'segunda-feira do desperdício' De acordo com o levantamento, os itens mais desperdiçados são o arroz, os legumes e as saladas, apontados por 1 a cada 3 entrevistados.

Um deles é o arroz, com 76,1% de frequência de consumo, acompanhado pelo feijão, com total de 60%. O alimento menos consumido com frequência pelos brasileiros no período pesquisado foi o ovo, com total de 13,9%.

1º - Frutas e legumes:
Totalizaram 644 milhões de toneladas jogadas fora, o que representa 42% do desperdício total de alimentos no mundo.

Porém, o estudo reforça que o maior volume de desperdício não ocorre com o consumidor final, a maior parcela do desperdício alimentar está no manuseio e transporte (50%), seguido das centrais de abastecimento (30%) e no campo, no varejo e nas residências (empatados com 10%), diz a Embrapa (Empresa Brasileira de ...

10ª posição

Esses dados representam uma perda significativa tanto em termos econômicos, já que o desperdício de alimentos no Brasil é estimado em R$ 61,3 bilhões por ano, quanto ambientais e sociais, colocando, assim, o Brasil na 10ª posição no ranking de países que mais desperdiçam comida, segundo dados da ONU.