Como o desperdício de alimentos afeta o mundo?

Perguntado por: lpimenta . Última atualização: 13 de julho de 2023
4.7 / 5 14 votos

Quested: O desperdício de alimentos gera todos os impactos ambientais da produção de alimentos (uso intensivo e poluição da terra e dos recursos hídricos, exacerbação da perda de biodiversidade, emissões de gases de efeito estufa) sem nenhum dos benefícios de alimentar as pessoas.

Esse tipo de descarte é o terceiro maior emissor de CO2 (Gás Carbônico) do mundo e segundo uma pesquisa realizada pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2021, revela que aproximadamente 10% das emissões globais de gases de efeito estufa estão associadas às comidas que não são consumidas.

Ao reduzir o desperdício, a pressão sobre a agricultura será menor também. Os resíduos também impactam a natureza, gerando lixo, que pode demorar para ser absorvido. A produção dos alimentos gera gases do efeito estufa, então se esses não são consumidos, poluem o ar sem necessidade.

O desperdício e a perda de alimentos também causam cerca de 10% das emissões que contribuem para a crise climática. De acordo com dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), mais da metade de todo o lixo que produzimos em casa é orgânico.

Isso inclui poluição de nutrientes pelo escoamento de fertilizantes, aumento dos riscos de propagação de doenças humanas e animais, perda de biodiversidade devido à monocultura e remoção de árvores e sebes, degradação do solo e emissões de gases de efeito estufa.

Degradação de alimentos emite óxido nitroso e metano, gases mais nocivos à camada de ozônio do que o CO2 produzido por veículos. As perdas na produção e o desperdício de alimentos aumentam a tragédia social da fome no mundo, mas também têm impacto nocivo no meio ambiente e graves consequências econômicas.

Quem descarta os alimentos? De acordo com os resultados do estudo liderado pela ONU, a maior parte do desperdício de alimentos - o equivalente a 61% - vem das famílias. Ou seja, das casas de cada um de nós.

Além disso, o desperdício gera mais: aumento da demanda por transporte; desmatamento; consumo de combustíveis fósseis e de energia.

As perdas e desperdício de alimentos são um entrave para "acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável", segundo dos dezessete objetivos da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.

1º - Frutas e legumes:
Totalizaram 644 milhões de toneladas jogadas fora, o que representa 42% do desperdício total de alimentos no mundo.

Diante do aumento populacional e uma conduta consumista voltada ao desperdício, o meio ambiente sofre a consequência imediata, que está associada ao esgotamento de recursos não renováveis, como por exemplo o petróleo, o carvão mineral e outros recursos minerais.

Em países de baixa renda, as principais causas de desperdício de alimentos estão ligadas às limitações financeiras, gerenciais e técnicas na colheita, armazenamento e refrigeração em condições climáticas difíceis, infraestrutura, embalagens e sistemas de comercialização.

Além de ser uma atividade fundamental, o ato de comer em grupo, por exemplo, é um dos que define o homem como um ser cultural e participativo em um contexto social. Os alimentos que escolhemos e a forma como consumimos também nos dizem muito sobre identidades, costumes e características sociais e culturais de um grupo.