Onde ocorre o desperdício de 64% de alimentos produzidos no Brasil?

Perguntado por: zsantos5 . Última atualização: 13 de julho de 2023
4.9 / 5 2 votos

c) Onde ocorre o desperdício de 64 por cento (64%) de alimentos produzidos no Brasil? Na colheita, no preparo dos alimentos na cozinha, no transporte, na indústria e no varejo.

No Brasil, grande parte é desperdiçada na colheita e durante o manuseio e logística da produção: na colheita, o desperdício de alimentos é de 10%. Durante o transporte e armazenamento, a cifra é de 30%. No comércio e no varejo, a perda é de 50%, enquanto nos domicílios 10% vai para o lixo.

Um levantamento da ONU mostra que o Brasil desperdiça por ano cerca de 27 milhões de toneladas de alimentos. Estima-se que 80% desse desperdício acontece no manuseio, transporte e centrais de abastecimento.

Porém, o estudo reforça que o maior volume de desperdício não ocorre com o consumidor final, a maior parcela do desperdício alimentar está no manuseio e transporte (50%), seguido das centrais de abastecimento (30%) e no campo, no varejo e nas residências (empatados com 10%), diz a Embrapa (Empresa Brasileira de ...

De acordo com dados do IBGE, cerca de 30% dos alimentos produzidos no país acabam sendo jogados fora, o equivalente a cerca de 46 milhões de toneladas de alimentos por ano.

A proteína é o grupo de alimentos com maior desperdício nos lares brasileiros, representando quase 40% do volume total. Cerca de 20% dos descartes de sobras se referem à carne bovina e 15%, à carne de frango.

O ranking dos alimentos mais desperdiçados mostra arroz (22%), carne bovina (20%), feijão (16%) e frango (15%) com os maiores percentuais relativos ao total desperdiçado pela amostra pesquisada.

ineficiência no transporte e armazenamento; exigências em excesso por parte dos centros de distribuição; pouca informação por parte dos consumidores no momento de comprar um alimento orgânico; descarte indevido de legumes e frutas.

Falta de comunicação entre produtores e supermercados, manuseio incorreto e padrões rígidos de aparência de alimentos estão entre causas. Um estudo realizado pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) apontou as principais causas de desperdício de alimentos no Brasil.

Cerca de 30% dos alimentos produzidos no Brasil são desperdiçados, aponta WFP. Nesta terça-feira (3) é celebrado o “Dia Nacional de Conscientização pelo Não Desperdício de Alimentos”. Você sabia que cerca de 30% dos alimentos produzidos no Brasil são desperdiçados?

Na venda, o país desperdiça alimentos suficientes para satisfazer as necessidades nutricionais de 11 milhões de pessoas, o que faria reduzir a fome em níveis menores a 5%. Além da fome, o desperdício de alimentos gera impactos prejudiciais ao meio ambiente, pela má utilização de recursos naturais como água e o solo.

"O desperdício de alimentos está fortemente ligado aos hábitos de compra, armazenamento, preparo e reaproveitamento da comida. As empresas do setor de alimentação possuem um papel fundamental na conscientização dos consumidores através da criação de ações que ajudem a reverter esse cenário", afirma Felipe.

Tomates, bananas, laranjas, hortaliças folhosas e cebolas, nesta ordem, são os alimentos mais desperdiçados, em termos de volume, pelos supermercados (ABRAS, 2022).