Como é realizado o cálculo do desperdício de alimentos?

Perguntado por: xbarbosa . Última atualização: 13 de julho de 2023
4.9 / 5 9 votos

Para calcular a média de sobra por cliente utilizou-se a fórmula: Peso da sobra por cliente (kg) = peso das sobras / número de refeições servidas. Para o cálculo do índice de resto- -ingesta, utilizou-se a fórmula: % de resto-ingesta = peso do resto x 100 / peso da refeição dis- tribuída.

O cálculo da Sobra Limpa:

  1. peso (kg) total da sobra limpa dividido pelo número de refeições totais no período em estudo. O resultado é a per capita media da sobra por refeição. ...
  2. Para calcular a porcentagem da sobra limpa = peso (kg) total da sobra x100 / peso da refeição distribuída no período.

Uma estimativa global elaborada pela FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura) em 2011 apontou que cerca de 1/3 ou 30% dos alimentos produzidos do mundo são perdidos ou desperdiçados a cada ano, considerando todos os elos da cadeia de valor.

Para uma unidade que atende 160 comensais, a cozinheira utiliza 20kg de arroz cru. Dessa forma, para calcular o per capita, basta dividir a quantidade utilizada pelo número de comensais (20kg / 160 comensais = 0,125kg ou 125g).

O resto-ingesta é a relação entre o resto devolvido nas bandejas pelo comensal e a quantidade de alimentos e preparações alimentares oferecidas, expressa em percentual. São aceitáveis, como percentual de resto-ingestão, taxas inferiores a 10%.

O artigo 39 inciso V do Código de Defesa do Consumidor (CDC) prevê que cobrar pelos restos de alimentos não consumidos é abusiva. Ortiz ressalta que esse tipo de cobrança é indevido e que os responsáveis podem ser multados caso insistam nessa prática.

Desperdício: refere-se a qualquer atividade ou processo que não acrescenta valor ao produto ou serviço final, como a espera, o transporte desnecessário, o excesso de processamento, a produção de mais do que o necessário, o inventário excessivo, entre outros.

Cerca de 30% dos alimentos produzidos no Brasil são desperdiçados, aponta WFP. Nesta terça-feira (3) é celebrado o “Dia Nacional de Conscientização pelo Não Desperdício de Alimentos”. Você sabia que cerca de 30% dos alimentos produzidos no Brasil são desperdiçados?

O Brasil desperdiça mais de 27 milhões de toneladas de alimentos por ano, e no Recife iniciativas unem planejamento, tecnologia e solidariedade para mudar isso.

Arroz, feijão e carne são os alimentos mais desperdiçados pelos brasileiros, aponta pesquisa. Entre os fatores mais importantes para o consumo de alimentos, o que mais se destaca é a disponibilidade da comida para todos à mesa, citado por 25% dos respondentes.

Como calcular a renda per capita familiar
A renda per capita familiar é obtida somando-se a renda bruta de todos os componentes do grupo familiar e dividindo esse total pelo número de pessoas da família.

Calcular a porcentagem de um valor é simples: basta multiplicar a porcentagem a ser encontrada pelo valor total e dividir por 100. Logo, se você quer calcular 5% de 1.000, a conta fica assim: (5 x 1.000) ÷ 100.

Trata-se nada mais, nada menos, do que uma soma do que cada membro de um grupo familiar ganha por mês, isto é, a renda bruta mensal. Já a renda familiar per capita, ou por pessoa, é a divisão dessa soma entre o número de componentes que incluíram suas rendas.