De quem é a culpa do desperdício de alimentos?

Perguntado por: egomes . Última atualização: 13 de julho de 2023
4.1 / 5 7 votos

"O desperdício de alimentos está fortemente ligado aos hábitos de compra, armazenamento, preparo e reaproveitamento da comida. As empresas do setor de alimentação possuem um papel fundamental na conscientização dos consumidores através da criação de ações que ajudem a reverter esse cenário", afirma Felipe.

As causas para tamanho desperdício são muitas. Muitos produtos, como frutas e vegetais, estragam antes de saírem das prateleiras. Muitos consumidores compram produtos que estragam antes de irem para a mesa e uma parte considerável do que chega até ela não é consumido. Existem também os problemas durante o transporte.

O Senado aprovou uma proposta (PL 2895/2019) que combate o desperdício de alimentos, incentivando a formação de redes de coleta e doação de comida para entidades de assistência social. O poder público também deve incentivar a participação da sociedade civil nas redes de compartilhamento de alimentos.

Em geral, os cinco principais comportamentos que levam ao desperdício de alimentos foram identificados na pesquisa: compra excessiva, preparo abundante, vontade de alimentar um animal de estimação, sobras não aproveitadas e conservação de alimentos inadequada.

Quem descarta os alimentos? De acordo com os resultados do estudo liderado pela ONU, a maior parte do desperdício de alimentos - o equivalente a 61% - vem das famílias. Ou seja, das casas de cada um de nós.

Falta de comunicação entre produtores e supermercados, manuseio incorreto e padrões rígidos de aparência de alimentos estão entre causas. Um estudo realizado pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) apontou as principais causas de desperdício de alimentos no Brasil.

“As perdas e desperdícios, além de reduzir a quantidade de alimentos, apresentam impactos financeiros, uma vez que geram menores recursos para os produtores e aumentam os preços para os consumidores, e resultam em desperdício dos recursos naturais utilizados na produção como, por exemplo, água, energia, insumos e ...

De acordo com o artigo 39, inciso V do Código de Defesa do Consumidor é ilegal e trata de práticas abusivas. Ou seja, caso o consumidor frequente um restaurante e se depare com tal cobrança, ele pode, por direito, fazer uma denuncia ao Programa de Proteção e Defesa do Consumidor, o Procon.

O artigo 39 inciso V do Código de Defesa do Consumidor (CDC) prevê que cobrar pelos restos de alimentos não consumidos é abusiva. Ortiz ressalta que esse tipo de cobrança é indevido e que os responsáveis podem ser multados caso insistam nessa prática.

As perdas são práticas que acontecem antes dos produtos chegarem aos consumidores. Já o desperdício, está presente no final da cadeia produtiva, seja em casa, supermercados, restaurantes ou serviços gerais de alimentação.

O custo financeiro de capital parado e não vendido é o desperdício mais evidente. Mas o estoque esconde vários outros problemas, por exemplo, ao retardar a detecção de defeitos, gerando muitas vezes retrabalhos em grandes lotes.

Quested: O desperdício de alimentos gera todos os impactos ambientais da produção de alimentos (uso intensivo e poluição da terra e dos recursos hídricos, exacerbação da perda de biodiversidade, emissões de gases de efeito estufa) sem nenhum dos benefícios de alimentar as pessoas.

Porém, o estudo reforça que o maior volume de desperdício não ocorre com o consumidor final, a maior parcela do desperdício alimentar está no manuseio e transporte (50%), seguido das centrais de abastecimento (30%) e no campo, no varejo e nas residências (empatados com 10%), diz a Embrapa (Empresa Brasileira de ...

Pelo relatório da FAO, 54% das perdas de alimento no mundo ocorrem na fase inicial da produção – na manipulação, após a colheita e na armazenagem.