Que remédio caseiro bom para tireoide?

Perguntado por: aconceicao . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.5 / 5 12 votos

5 alimentos que ajudam a regular a tireoide

  • 1.1 Sal iodado ou marinho.
  • 1.2 Castanha-do-pará
  • 1.3 Peixes e algas marinhas.
  • 1.4 Abacate e sementes de chia e linhaça.
  • 1.5 Leite e derivados.

Abaixo, veja como preparar algumas opções saudáveis de chá para tireoide:

  1. Chá de fucus. ...
  2. Chá de dente-de-leão. ...
  3. Chá de genciana. ...
  4. Chá de ginseng. ...
  5. Chá de erva-cidreira. ...
  6. Chá de agripalma. ...
  7. Chá verde.

Chá de fucus
O fucus, conhecido como Fucus vesiculosus ou bodelha, é uma alga marinha rica em iodo e por isso é muito utilizada para hipotireoidismo, regulando os hormônios da tireoide. Ingredientes: 1 colher (de sopa) de fucus seco; 500 mL de água.

Sementes de abóbora, sementes de girassol e nozes são ricas fontes de zinco. Níveis baixos de zinco são associados a problemas de tireoide. Adicione às saladas ou coma-as como lanches para reabastecer seu corpo com zinco. Feijões e leguminosas são ricos, não apenas em zinco, mas também em fibras.

Grão de bico, trigo sarraceno, soja, feijão e aveia: esses são alguns exemplos de alimentos riquíssimos em nutrientes benéficos para a tireóide, tais como o zinco. Este micronutriente é muito útil para a conversão de T4 em T3, forma ativa do hormônio tireoidiano nas células alvo.

Rica em carotenoides e vitamina C, a laranja pode auxiliar no bom funcionamento da tireoide. A quantidade diária recomendada, entretanto, é pequena: uma laranja por dia.

Também se deve evitar alimentos refinados, como pães, massas e doces, e os que contenham gorduras saturadas e gorduras trans, como carnes vermelhas e processados. Os açúcares adicionados, como o açúcar de cana, o açúcar mascavo, o mel e os de determinados xaropes também podem agravar o hipertireoidismo.

Sintomas dos nódulos na tireoide

  • Sensação de caroços ou aperto no pescoço;
  • Dor na parte da frente do pescoço e/ou nos ouvidos;
  • Rouquidão ou mudança no timbre da voz;
  • Dificuldade para respirar e engolir;
  • Tosse incessante, que não seja proveniente de uma gripe.

O hipertireoidismo é a condição que leva a tireóide a produzir hormônios excessivamente. Esta é uma das doenças da tireoide mais graves e pode induzir a problemas no coração e nos ossos. Ele afeta, sobretudo, a mulheres de 20 a 40 anos, mas também pode se instalar em homens e idosos.

O que causa problemas na tireoide? Hipotireoidismo e hipertireoidismo são geralmente causados por doenças autoimunes. Algumas medicações podem causar alterações na tireoide, como amiodarona, iodo, lítio e drogas para imunoterapia. Nódulo e câncer de tireoide não possuem uma causa determinada.

A falta de atividade física, má qualidade de sono, excesso de álcool e drogas, todos estes hábitos ruins impactam no funcionamento do corpo todo por consequência da tireoide também.

A forma mais eficaz de diminuir os níveis de TSH causados pelo hipotireoidismo é tomando um hormônio sintético chamado levotiroxina. Essa droga deve ser receitada pelo seu médico. Ela deve ser tomada uma vez por dia via oral e vai restaurar os níveis hormonais e reverter os sintomas do hipertireoidismo.

Alimentos como alga marinha, castanha-do-pará, laranja e ovos são ótimas opções para incluir na dieta para hipotireoidismo, pois fornecem nutrientes, como iodo, fibras, antioxidantes e gorduras saudáveis, que são necessários para o bom funcionamento da tireoide.

Não há contra indicação em tomar café. O café é um forte aliado contra o hipotiroidismo, por ter minerais, ácido clorogênico e ser um ótimo antioxidante como também uma deliciosa bebida não calórica, desde que não seja adoçada.