O que é biopsia?

Perguntado por: avieira . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.6 / 5 13 votos

A biópsia é um procedimento cirúrgico no qual se colhe uma amostra de tecidos ou células para posterior estudo em laboratório, tal como a evolução de determinada doença crônica. Uma biópsia é frequentemente usada para diagnosticar se um tumor é benigno ou maligno.

O que é uma biópsia e para que serve? A biópsia é um exame que consiste na retirada de uma pequeno nódulo suspeito, em qualquer parte do corpo, para realizar uma análise laboratorial. É um exame diagnóstico cujo objetivo é saber se nessa amostra há presença de câncer, outras doenças ou não.

A biópsia é portanto um exame médico no qual uma pequena amostra de tecido é removida de uma parte do corpo, para então ser examinada em microscópio por um especialista. Aqui estão algumas etapas do processo: Coleta: pode ser realizada através de agulha, endoscópio ou shaving, por exemplo.

Os resultados de biópsias e citologias de rotina podem estar prontos em 1 ou 2 dias após a amostra ser recebida no laboratório. Mas, existem muitas razões para alguns resultados demorarem mais tempo do que o esperado.

É comum pensarmos que a biópsia é indicada somente para analisar tumores, mas ela também pode diagnosticar doenças autoimunes, como a doença celíaca por exemplo. Além disso, a biópsia também ajuda a diagnosticar doenças musculares e até mesmo as doenças de pele.

A análise microscópica da amostra retirada durante a biópsia é feita pelo médico patologista e visa confirmar, ou não, a presença de câncer. Em caso positivo, será possível determinar o tipo da lesão, o grau e a fase da doença. Quanto maior é o grau, mais agressivo é o tumor.

As biópsias podem ser feitas diretamente nos tumores, para atestar se são benignos ou malignos, ou em um órgão, buscando entender o tipo de lesão que existe. Em poucos casos, é necessário realizar cirurgias para colher material para biópsia, e é nesses casos em que a anestesia geral será utilizada.

Entre eles, o motivo técnico é o mais comum. Existem tecidos que precisam de mais tempo de processamento para ficarem prontos para análise, como por exemplo, ossos, tecidos rígidos ou com muita massa adiposa.

Sancionada lei que garante biópsia em até 30 dias a pacientes do SUS com suspeita de câncer. Foi sancionada no último dia 30 de outubro lei que garante aos pacientes com suspeita de câncer a realização de biopsia em até 30 dias no Sistema Único de Saúde (SUS) (Lei 13.896/2019).

O preço do exame biópsia custa o valor de A partir de R$ 330.

Biópsia com colposcópio
Neste tipo de biópsia, o colo do útero é examinado com um aparelho, o colposcópio. Em seguida, com a ajuda de uma espécie de pinça, é removida um pedaço bem pequeno da superfície do colo do útero. Esse procedimento pode causar cólicas leves, dor e um pouco de sangramento.