O que é pelvis?

Perguntado por: aaguiar . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.5 / 5 10 votos

A pelve é um grupo de ossos entre os quadris. Esses ossos rodeiam os órgãos da parte inferior do ventre, como a bexiga e o intestino e os órgãos femininos, como o útero e os ovários. Dores nesses órgãos são sentidas na área pélvica e, às vezes, são chamadas de dor pélvica.

A pelve é a parte mais baixa da barriga (abdômen). Os órgãos em sua pélvis incluem o seu intestino, bexiga, útero e os ovários. A dor pélvica, normalmente, se refere a dor que começa a partir de um destes órgãos.

A pelve, ou cíngulo do membro inferior, é uma estrutura óssea complexa em forma de bacia que abriga e protege os órgãos da região pélvica.

A dor na região pélvica do ser determinada por diferentes etiologias, incluindo causas intestinais, ginecológicas, urinárias, musculares, funcionais e até por stress. Segundo o especialista em dor pélvica e endometriose Dr.

O quadril é formado pelos ossos da bacia (pelve) e pelo fêmur, que é o osso mais largo do corpo humano. A região mais dilatada que conseguimos ver em nosso corpo, que chamamos de quadril, nada mais é do que a projeção óssea do fêmur, mais especificamente da região do trocanter maior.

A abertura superior da pelve humana pode ter até 4 formas:

  • Ginecóide: Arredondada, mais favorável ao parto. É a mais comum entre as mulheres.
  • Andróide: Forma de coração. É a mais comum entre os homens.
  • Antropóide: Alongada.
  • Platipelóide: Achatada.

A pelve feminina menor contém: Partes distais dos sistemas urinário e digestório: ureter, bexiga urinária, uretra e reto. Genitália interna: ovários, tubas uterinas, útero e vagina.

O que são cirurgias pélvicas femininas? A pelve fica na região inferior do abdômen. As cirurgias pélvicas femininas são procedimentos realizados para tratar patologias no sistema reprodutor da mulher. Elas também são conhecidas como cirurgias ginecológicas.

A ressonância magnética de pelve é um exame de imagens de alta definição que possibilita visualizar com detalhes órgãos localizados na pelve. A pelve se localiza entre os quadris, do umbigo a sínfise púbica.

A dor pélvica é percebida como um incômodo que acomete a região entre os quadris e logo abaixo do abdômen. Bem mais comum em mulheres, esse tipo de dor pode ser semelhante às cólicas ou ocorrer de forma aguda e repentina. O sintoma pode ser sinal de diversos problemas que afetam o aparelho reprodutor feminino.

A dor pélvica é um dos primeiros sintomas apresentados e surge gradativamente, seguida de um sangramento vaginal anormal. O médico deve ser procurado para a realização de exames e início do tratamento.

Nos seres humanos a pelve (ou popularmente chamada de bacia) é a região de transição entre o tronco e os membros inferiores. O períneo, na anatomia humana, é geralmente definido como a região superficial entre a sínfise púbica e o cóccix, tanto em homens quanto em mulheres.

Já a bacia ou pelve é a região que conecta a coluna lombar aos membros inferiores e é formada por 3 estruturas ósseas: hemipelve esquerda, hemipelve direita e sacrococcix. As fraturas da bacia ocorrem geralmente em acidentes de trânsito ou traumas de alta energia em pacientes jovens.

A dor no quadril pode ser uma artrose no quadril, uma tendinite ou bursite trocantérica, ou outras doenças, como lesão do lábio acetabular e impacto fêmoro-acetabular. Uma avaliação completa, com exame físico adequado, complementada com exames de imagem é fundamental para que se faça o diagnóstico correto.

ginecóide

A pelve mais comum é a do tipo ginecóide, que pelo seu formato característico é a mais favorável para o parto vaginal.

Já a pelve feminina é mais larga e rasa, devido à própria função reprodutora, apresenta o forame obturador mais arredondado. Por esta razão, a pelve mais larga deixa as mulheres mais propensas às lesões deste complexo.