O que é pubalgia?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.1 / 5 13 votos

A pubalgia é uma doença que afeta os tendões do músculo reto abdominal e adutores, assim como a articulação da sínfise púbica, que fica na parte da frente da bacia. A causa da pubalgia é muito controversa, mas parece ligada a um desbalanço da musculatura do reto abdominal e adutores.

As principais causas da pubalgia estão atreladas a movimentos bruscos durante o exercício físico, um trauma sofrido na região durante a rotação da articulação ou pela repetição de movimentos, exigindo um esforço demasiado da sífense pubiana e causando a sua inflamação.

O melhor teste para diagnóstico da pubalgia é a compressão do osso do púbis. Ele é muito simples de ser feito. Seu médico irá palpar os 2 púbis e irá fazer pressão sobre os dois lados. Caso você sinta dor, o teste é positivo para pubalgia.

De maneira geral, o tratamento da pubalgia se inicia de forma conservadora, com interrupção ou mudança das atividades físicas praticadas, uso de medicações analgésicas e anti-inflamatórias e Fisioterapia para analgesia local e fortalecimento muscular para reequilibrar a biomecânica ao redor do púbis.

O retorno à atividade desportiva pode ocorrer nos casos mais ligeiros ao fim de 3 a 5 dias. Nos casos mais graves, o repouso e tratamento devem durar 3 semanas a 3 meses, podendo demorar até 6 meses.

O principal sintoma da pubalgia é a dor na parte da frente do osso púbico, que pode se estender ou estar localizada também na virilha, na parte superior das coxas e na parte inferior do abdômen. Ainda podem ser afetadas as regiões genitais.

Exercícios com demanda de equilíbrio; Apertar uma bola entre os pés; Extensão lombar; Exercícios de fortalecimento abdominal.

Quando empinar o quadril para trás, inspire e quando levar o quadril para frente, expire. Mantenha as pernas afastadas na largura do quadril, para ter uma base segura. Inspire e quando soltar o ar, contraia e relaxe a musculatura pélvica. Durante a saída de ar, o exercício será realizado.

Graus da pubalgia
Grau 1: apresenta sintomas do mesmo lado do corpo onde foi gerado o esforço. Por exemplo, se o atleta for destro, a dor será à direita. Grau 2: geralmente, a dor acomete os dois lados dos membros inferiores, localizada nos adutores. Há uma piora da dor após o indivíduo realizar exercícios físicos.

O médico ortopedista especialista em quadril poderá identificar corretamente esse tipo de lesão. Afinal, a dor na região do púbis pode representar outros tipos de doença, tal como o impacto femoroacetabular e até hérnias inguinais.

O tratamento para pubalgia em atletas é variado e contraditório, mas o conservador é sempre indicado em um primeiro momento. A realização de fisioterapia analgésica, seguido de fortalecimento e alongamento da musculatura abdominal e adutora também estão indicadas durante a fase de tratamento conservador.

Quando a pubalgia for causada por trauma a dor tem início imediato, é intensa e melhora com o repouso. Com a progressão da doença o paciente pode relatar dor mesmo ao mínimo movimento e não há diminuição da dor mesmo com o repouso. A dor pode dificultar movimentos como caminhar e agachar, entre outros.

Embora a dor na virilha melhore em momentos de repouso do paciente, sua cura completa só é obtida pelo tratamento adequado. Anti-inflamatórios e analgésicos orais podem ser indicados pelo médico para reduzir o inchaço e a dor, tais como cetoprofeno, nimesulida, cloridrato de tramadol e diclofenaco dietilamônio.