Onde fica o rim?

Perguntado por: aresende . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.6 / 5 7 votos

Os rins são dois órgãos localizados em ambos os lados da coluna vertebral, atrás das últimas costelas, e medem aproximadamente 12 centímetros. Pesam cerca de 150 gramas cada.

A dor no rim costuma surgir na região acima da púbis ou no flanco (próximo da cintura). Cólicas que irradiam do flanco para a bexiga podem sugerir obstrução da uretra e, consequentemente, a presença de cálculo renal.1 2.

De maneira geral, a dor nos rins pode ser acompanhada de:

  1. dor ao urinar;
  2. micção frequente;
  3. febre;
  4. urina amarelada, vermelha ou marrom;
  5. náuseas ou vômitos;
  6. urina com sangue e.
  7. urina com cheiro forte.

“Os principais sintomas são a diminuição da quantidade de urina no indivíduo, que deve ser percebida de forma analítica pelo próprio paciente durante sua rotina diária, e a coloração avermelhada, que pode indicar a presença de sangue na urina”, informa Ângela Santos.

Pedra nos rins X dor nas costas
A principal diferença entre a dor nas costas daquela causada por cálculo renal é que o ponto focal da primeira costuma ser na região lombar. Suas principais causas envolvem trabalho pesado, má postura e ficar sentado ou em pé por muito tempo.

Ingerir cerca de 2 litros de água por dia. Reduzir consumo de alimentos industrializados, como refrigerantes. Evitar consumo excessivo de carne vermelha. Aumentar ingestão de fibras e sucos de laranja e limão.

Localização: Gases: A dor costuma aparecer na parte superior do estômago, logo abaixo do coração, acompanhada de inchaço da região. Cólica renal: A dor surge nos flancos, região das laterais da barriga, com possíveis irradiações para a virilha.

Inchaço nas pernas ou no rosto. Cólica renal. Infecção urinária (ardor para urinar ou dor lombar associada a febre, urina com mal cheiro ou turva, dificuldade para urinar ou sentir vontade de urinar muitas vezes ao dia) Sangue na urina.

hidronefrose: inchaço do rim causado pelo acúmulo de urina; lesões: podem causar inflamação nos rins; câncer: a dor nos rins em caso de câncer renal aparece apenas em estágios mais avançados da doença e está associada à presença de sangue na urina.

Também chamado de acetaminofeno, o paracetamol é um dos principais medicamentos para dor para pacientes renais crônicos, pois possui propriedades analgésicas e antipiréticas. Quando utilizado corretamente, apresenta bons resultados para o tratamento de dores e não tem efeitos colaterais significativos.

Os sintomas de infecção nos rins são dor forte no fundo das costas, dor e ardor ao urinar, vontade frequente de urinar e urina com cheiro forte. Em alguns casos também pode ocorrer febre, calafrios, náuseas e vômitos.

Em quadros agudos de obstrução e rim dilatado, os sintomas são de dor lombar e ou abdominal intensa, náusea, vômito, diminuição da quantidade de urina expelida e infecção urinária que pode ocasionar em febre e hematúria (sangue na urina).

A maneira mais eficaz para identificar precocemente as doenças renais é por meio de exames de sangue e urina. A dosagem da creatinina sanguínea permite calcular a taxa de filtração sanguínea dos rins.

Anatomia dos rins
O rim esquerdo fica, normalmente, localizado um pouco mais alto que o direito. Os rins são órgãos retroperitoniais, ou seja, ficam localizados mais próximos das costas, atrás da cavidade abdominal, protegidos pela porção posterior das costelas.

A crise de cólica renal caracteriza-se por uma dor bastante intensa causada pela pedra do rim que está migrando ao ureter, e que costuma surgir subitamente. Essa dor é tão grande que pode levar o paciente a sofrer desmaios, por isso é tão importante saber o que fazer quando ela aparecer.