Onde fica o estomago?

Perguntado por: nsouza . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.8 / 5 4 votos

Estômago: em que lado do corpo ele fica? O estômago é a porção mais dilatada do sistema digestório e está situado na região logo abaixo do diafragma, entre o esôfago e o duodeno. Dessa forma, está localizado no lado superior esquerdo do abdômen.

O estômago situa-se no tubo digestivo, logo abaixo do diafragma, entre o esôfago e o duodeno, no lado superior esquerdo do abdômen.

A região do abdome referida pelos pacientes como “boca do estômago” é mais conhecida no meio médico como epigástrio. Esta é a parte mais central e superior do abdome e ali podemos encontrar geralmente o estômago, parte do fígado e parte do intestino grosso (cólon transverso).

Geralmente, este incômodo não é preocupante e pode indicar alteração no estômago, esôfago ou início do intestino, como gastrite, refluxo ou má digestão. E costuma estar associada a outros sintomas, como azia, enjoo, vômito, gases, distensão abdominal ou diarreia.

O estômago é um órgão que se assemelha a um saco e está localizado logo abaixo do diafragma. Constitui a parte mais dilatada de todo o tubo digestório. Quatro regiões distintas podem ser identificadas no estômago: a cárdia, o fundo, o corpo e o piloro ou antro.

Gastrite é a inflamação da mucosa que reveste as paredes internas do estômago. Ela pode ser aguda ou crônica e é provocada por diferentes fatores, entre eles: Uso prolongado de ácido acetilsalicílico (AAS) e de anti-inflamatórios (incluindo corticóides);

Comer uma pera ou uma maçã cozida; Comer um pedacinho de batata crua porque este é um antiácido natural, sem contraindicações; Colocar uma bolsa de água morna na região do estômago para aliviar a dor; Beber pequenos goles de água fria, para hidratar e facilitar a digestão.

Sintomas de barriga inchada por gastrite

  1. Sensação de estômago cheio;
  2. Endurecimento e dor acima do umbigo, na região do estômago;
  3. Azia;
  4. Queimação;
  5. Perda de apetite;
  6. Náuseas;
  7. Vômitos.

No início, parece uma gastrite. E muitas pessoas se automedicam ou demoram a procurar um especialista. Os sintomas iniciais do câncer de estômago são bastante inespecíficos: os pacientes costumam se queixar de queimação no estômago, má digestão, dificuldade de engolir (deglutição) e refluxo ácido.

Bastante desconfortável, aquela sensação de queimação no estômago pode ser comum após exagerarmos em uma refeição.

Umas das razões mais conhecidas para o estômago inchado é o excesso de gases, resultante de maus hábitos alimentares, falta de exercício físico e combinações de alimentos difíceis de digerir (repolho, brócolis, feijão e batata). O excesso de gases pode provocar mal estar geral, além de distensão abdominal.

Em grande parte dos casos o incômodo na região do estômago não é preocupante, podendo indicar refluxo, má digestão, gastrite ou outras condições leves. Em alguns casos está relacionado a outros sintomas, como enjoo, gases, vômito, distensão abdominal e azia.

Algumas condições clínicas que podem estar relacionadas ao desconforto estomacal são: Doenças causadas por excesso de ácido, como gastrite e úlcera; Doenças neoplásicas, como câncer do estômago; Problemas de esvaziamento gástrico, como a gastroparesia diabética e a dispepsia funcional.

Situa-se na cavidade abdominal imediatamente abaixo do diafragma e deslocado para o lado direito.

O estômago humano tem um volume interno de 75 mililitros, mas ao relaxar sua parede muscular é capaz de expandir o volume interno para 2 litros ou mais – ou seja, quase 25 vezes o tamanho normal.