Onde fica a Tireoide?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.8 / 5 13 votos

A Tireoide é uma glândula em forma de borboleta que fica localizada na parte anterior do pescoço, abraçando a traqueia. Os hormônios produzidos por ela (T3 e T4, triiodotironina e tiroxina, respectivamente) agem em nosso corpo e metabolismo desde a nossa formação fetal até a senilidade.

Sintomas dos nódulos na tireoide

  • Sensação de caroços ou aperto no pescoço;
  • Dor na parte da frente do pescoço e/ou nos ouvidos;
  • Rouquidão ou mudança no timbre da voz;
  • Dificuldade para respirar e engolir;
  • Tosse incessante, que não seja proveniente de uma gripe.

1 – Desconforto ou dor na garganta e no pescoço, tireoide inflamada. A tireoide fica localizada no pescoço e, por isso, essa é a principal região que você deve se atentar. Em geral, a sensação de desconforto ou dor na garganta e no pescoço não é normal e pode ser um indício de que a tireoide está alterada.

Segure o espelho e procure no seu pescoço a região logo abaixo do "pomo-de-adão”, mais conhecida como "gogó”. Sua tireoide está localizada bem ali. 2. Incline a cabeça para trás para que o pescoço fique mais exposto e focalize essa região no espelho.

O metabolismo mais acelerado provoca taquicardia, tremores, perda de peso considerável, cansaço, insônia e irritação. Mas nem sempre os sintomas aparecem. Em caso de nódulos na tireoide, caso eles sejam menores que dois cm, raramente causam sintomas.

Alguns dos sinais para saber se ela está grande e causa prejuízo ao bem estar é se a dificuldades para respirar ou engolir, tosse e rouquidão. Isso porque a tireoide fica na região do pescoço, e um aumento dela pode ser sentido no toque.

Também se deve evitar alimentos refinados, como pães, massas e doces, e os que contenham gorduras saturadas e gorduras trans, como carnes vermelhas e processados. Os açúcares adicionados, como o açúcar de cana, o açúcar mascavo, o mel e os de determinados xaropes também podem agravar o hipertireoidismo.

Açúcar e farináceos. A nutricionista diz que o consumo excessivo de açúcar e alimentos à base de farinhas refinadas induz à uma dieta com menor aporte de vitaminas e minerais, que são elementos necessários para a manutenção adequada da glândula tireoide, especialmente na formação dos hormônios para o metabolismo.

Conheça alimentos que ajudam a regular a tireoide

  1. Sal iodado ou marinho. O iodo é o principal elemento que atua na produção de hormônios da tireoide, sendo essencial para essa função. ...
  2. Castanha-do-pará ...
  3. Peixes e algas marinhas. ...
  4. Abacate e sementes de chia e linhaça. ...
  5. Leite e derivados.

Os distúrbios que afetam a função da tireoide podem acelerar ou retardar os processos metabólicos, o que pode levar a uma ampla gama de sintomas — tais como ganho ou perda de peso sem causa aparente, transpiração excessiva, problemas de sono, cansaço excessivo, ansiedade, nervosismo, perda de cabelo fora do comum, ...