Quando a pessoa tem gordura no fígado?

Perguntado por: imeireles . Última atualização: 7 de julho de 2023
4.1 / 5 2 votos

Essa condição é conhecida como esteatose hepática não alcoólica. A gordura pode acumular-se no fígado também em decorrência de doença no próprio órgão, como algumas formas de hepatite, algumas formas de toxicidade hepática por drogas, o consumo excessivo de álcool, etc.

Os sintomas de gordura no fígado incluem:

  • Dor no abdômen;
  • Barriga inchada;
  • Aumento do tamanho do fígado;
  • Dor de cabeça constante;
  • Cansaço;
  • Fraqueza;
  • Perda do apetite.

Gelatina, peixe, arroz e cenoura são boas pedidas. Aposte nos vegetais crucíferos, como brócolis, couve-flor, couve-manteiga, nabo e repolho, que contêm uma substância chamada sulforafano, capaz de estimular a atividade de enzimas desintoxicantes no fígado.

No caso da alimentação, a dieta para gordura no fígado deve ser rica em fibras, proteínas, peixes e verduras, evitando o consumo de carboidratos refinados (refrigerantes, doces, arroz branco) e de gorduras saturadas (óleo de coco, margarina, amendoim, banha de porco), que podem ser substituídos por alimentos integrais ...

Conhecido como Esteatose Hepática não alcoólica, o acúmulo de gordura pode causar inflamações que, com o tempo, se tornam lesões e cicatrizes. Os casos mais graves podem desenvolver cirrose e levar à perda da função do órgão, abrindo a necessidade de transplante.

Cardápio de dieta para quem tem gordura no fígado
Isso inclui alimentos como cita o Guia Alimentar para a População Brasileira: cereais integrais, verduras e legumes, leguminosas, frutas com casca (preferencialmente orgânicos), carnes magras e laticínios com baixo teor de gordura .

Para obter esses benefícios é preciso consumir com regularidade a laranja, ao menos 1 laranja crua por dia ou 150ml do suco natural. Outras frutas muito boas para a saúde do fígado são a tangerina, kiwi, acerola, abacaxi e limão.

Carnes brancas (principalmente peixes); Gorduras monoinsaturadas (azeite, abacate, castanhas); Proteínas de fonte vegetal (grão de bico, lentilha, feijão, ervilha).

Pode sim ovos, tenha cuidados com alimentos com carboidratos simples, frutas com muita frutose, pois esses alimentos podem se transformar rapidamente em gordura!

Chá de cardo-mariano
Conhecido cientificamente como Silybum marianum, o chá de cardo mariano estimula a regeneração das células do fígado, ajudando a reduzir a gordura no fígado e tratar doenças hepáticas.

O café reduz a fibrose em pessoas com hepatites e com esteatose – AASLD 2015. Estudo apresentado no AASLD comprova mais uma vez que o consumo de café está associado a um menor risco de desenvolver cirrose, de chegar ao câncer de fígado e obtém uma melhoria nos resultados dos exames relacionados a função hepática.

O acúmulo de gordura no fígado quando não é corretamente tratado pode evoluir para doenças inflamatórias, como a cirrose. O alerta foi dado pelo médico hepatologista Cláudio Lacerda, que tirou dúvidas sobre o tema nesta terça-feira (30) e deu orientações sobre a esteatose hepática (veja vídeo acima).

Segundo os defensores da técnica, para limpar o fígado, evitar doenças hepáticas e eliminar pedras é preciso fazer dieta detox por uma semana. Nesse processo, o indivíduo deve tomar um litro de suco de maçã, azeite de oliva, água e se alimentar apenas de alimentos mornos.

Alguns antidiabéticos estão sendo estudados para serem usados como tratamento da gordura no fígado. A Pioglitazona é o que vem apresentando melhores resultados até então. Outro medicamento que vem apresentando resultados positivos é a Liraglutida.

Para desintoxicar o fígado é importante apostar no consumo de alimentos saudáveis, como frutas, vegetais e leguminosas. Além disso, alguns chás também ajudam a limpar o fígado, como é o caso do chá verde ou o chá de boldo.