Como é a urina de quem tem pedra na vesícula?

Perguntado por: azagalo . Última atualização: 8 de julho de 2023
4.2 / 5 8 votos

Na verdade, assim como a urina escura, ela decorre na maioria das vezes da passagem de uma pedra para fora da vesícula. Isso impede a drenagem de bile para o intestino.

Urina escura
Dessa forma, o organismo cria um mecanismo compensatório e, muitas vezes, o excesso dessa substância será eliminado pela urina. Assim, é comum que pessoas com pedra na vesícula urinem um líquido de coloração escura. Isso acontece porque a bilirrubina é um corante natural, tingindo a urina de marrom.

Quando a pedra é pequena, pode ser eliminada pela urina; caso contrário, o paciente precisa se submeter a procedimentos médicos como cirurgia ou choque de ondas eletromagnéticas para que as pedras sejam quebradas e eliminadas.

Quem tem pedras na vesícula passa a ter diarreia com mais frequência, principalmente ao comer alimentos gordurosos. Com as pedras, a produção da bile, que deveria digerir normalmente as gorduras, fica alterada e não ajuda na digestão como deveria.

Perguntas frequentes sobre pedra na bexiga (cálculo vesical)
A condição pode ser assintomática. Quando os sintomas aparecem, em geral são interrupção ou dificuldade para urinar, presença de sangue na urina e problemas decorrentes de infecções, como febre e mal-estar.

Sintomas de vesícula inflamada

  • Dor aguda no lado direito do abdome.
  • Febre quase sempre baixa, em torno de 38ºC.
  • Sensação de náuseas.
  • Vômitos frequentes.
  • Icterícia, que é a coloração amarelada da pele e da esclera (parte branca dos olhos)
  • Emagrecimento.

Alterações na coloração das fezes
Se ela passa a ser mais concentrada, é um sintoma de alerta. Verifique se as fezes mudaram de coloração, se estão muito claras, soltas ou com muco. Caso isso ocorra, pode ser devido à falta da bile, o que é um sintoma forte de pedra na vesícula.

Sintomas. O sintoma típico de pedra nos rins pela urina é a cólica renal uma dor lombar aguda, unilateral, de forte intensidade, que se irradia para a frente do abdômen. Em alguns poucos casos, os pacientes são assintomáticos ou sentem pouca dor durante a passagem do cálculo pelos ureteres.

Cálculos renais são pedras pequenas e duras que se formam nos rins. Os cálculos podem ser pequenos demais para serem vistos ou terem mais de uma polegada de diâmetro. Algumas vezes os cálculos ficam nos rins e não causam problemas. Algumas vezes os cálculos saem dos rins e descem pelo trato urinário.

Sinais e sintomas de pedra na vesícula

  • Dor súbita e intensa na parte superior direita do abdômen, geralmente após refeições;
  • Náusea;
  • Vômito;
  • Cólicas;
  • Dores pontuais nas costas;
  • Inchaço;
  • Dor de cabeça;
  • Febre.

O indivíduo pode conviver com os cálculos sem nem mesmo saber que eles estão ali, mantendo uma vida completamente normal. Quadros como esse geralmente são descobertos acidentalmente em exames de rotina.

Na maioria dos casos, a presença de pedra na vesícula é assintomática e podem até ser eliminadas nas fezes sem que o paciente perceba. Porém, quando aumentam de tamanho, os cálculos se tornam maiores que o orifício de saída da vesícula.

Como explicamos, as pedras na vesícula dificultam a liberação da bile levando a atrasos na digestão dos alimentos. Com isso, o indivíduo também pode se sentir estufado, com uma saciedade prolongada e com a impressão de acúmulo de gases.

Urina rosada ou vermelha
Também pode indicar presença de sangue, infecção, problemas nos rins, fígado, próstata e vesícula.