Como é a dor de câncer de rim?

Perguntado por: lhipolito . Última atualização: 8 de julho de 2023
4.3 / 5 4 votos

Dor lombar, no abdômen ou dos lados do corpo.

Dores na região lombar
Como os rins estão situados na parte mais profunda do abdome, próximo à coluna vertebral, à medida que o tumor cresce, pode exercer pressão contra as raízes nervosas da região lombar. Dores lombares constituem queixas em cerca de 40% dos casos.

Uma dor nas costas pode estar associada ao câncer de pâncreas, geralmente na região lombar, mas ninguém imagina a relação. “Com uma dor assim, é muito comum a pessoa ir ao ortopedista, que pede exames da coluna, assim como em outros especialistas que pedem ultrassom de abdome quando há dor abdominal.

Nos casos mais avançados da doença, podem ocorrer sintomas como perda de peso, cansaço, fraqueza, perda do apetite, dor óssea e incapacidade de urinar. Contudo, esses sintomas também são comuns em outras doenças como infecção urinária, aumento benigno da próstata, bexiga hiperativa e pedras nos rins e bexiga.

Hemograma completo.
A anemia é muito frequente nesses pacientes.

O sintoma mais comum de câncer de rim é a presença de sangue na urina, chamada de hematúria e também pode ser a causa de outras doeças. Por isso, procure seu médico ao notar sinal de sangue na urina. Os sintomas também podem incluir: Dor lombar, no abdômen ou dos lados do corpo.

A dor nos rins pode manifestar-se na região lombar, no abdômen ou no fundo das costas. Os sintomas geralmente surgem de forma súbita, com dor intensa e constante. A dor nos rins costuma ser incapacitante, e não diminui nem se a pessoa se deita – ela pode até se intensificar, conforme o movimento.

A dor causada por problemas nos rins
Ela não é sentida no meio das costas, mas sim nas laterais. Com freqüência, a dor de origem renal irradia para a lateral do abdômen do mesmo lado. No caso dos cálculos obstrutivos, a dor pode irradiar para virilha, para região escrotal nos homens e para região vulvar, nas mulheres.

Cabe destacar, que determinados tipos de câncer, como por exemplo os linfomas, câncer de mama, de pulmão e mieloma são mais propensos à evoluir com neuropatia periférica.

A dor nociceptiva pode ser causada pelo câncer se espalhando para os ossos, músculos, articulações ou algo que bloqueie um órgão ou vasos sanguíneos. Dor neuropática – causada pela lesão efetiva de nervos; muitas vezes descrita como uma sensação pesada, de queimação, ou de dormência.

Saiba que sim, o câncer de rim tem cura! Todavia, é importante diagnosticá-lo rapidamente para melhorar as taxas de sucesso dos tratamentos. Com isso, as chances podem chegar a até 90%. Quando o tumor está localizado apenas em uma parte do rim, o médico pode optar pela retirada total ou parcial do órgão.

Sensação de dor ou queimação ao urinar. Urgência em urinar, mesmo quando a bexiga não esteja cheia. Problemas para urinar ou fluxo de urina fraco.

Em casos avançados, a pessoa pode sentir dor e apresentar emagrecimento. O câncer de bexiga está em 7º lugar no Brasil dentre os tipos de tumores mais comuns na população.

Não existe nenhum exame de sangue para detectar câncer no corpo inteiro. O que existe, além do hemograma completo, são exames de sangue específicos, que ajudam no rastreamento de determinados tipos de neoplasias.

O estudo examinou os glicosaminoglicanos livres presentes na urina e no plasma, e descobriu que eles poderiam servir para apontar a presença de câncer, inclusive no estágio 1 da doença. A análise também permite prever a localização dos tumores com uma precisão de 89%.