Qual o melhor antibiótico para infecção nos rins?

Perguntado por: uperes . Última atualização: 8 de julho de 2023
4.5 / 5 14 votos

A infecção urinária simples pode ser tratada com medicações como Sulfametoxazol-trimetoprim, Fosfomicina, Nitrofurantoína ou as Cefalosporinas. Os antibióticos da classe das quinolonas (ciprofloxacina e outros) devem ser evitados como primeira escolha porque os efeitos colaterais podem ultrapassar os benefícios.

Os antiespasmódicos ou associações com hiosciamina podem ser recomendados para aliviar as contrações das vias urinárias que causam cólica de rins, diminuindo a dor, principalmente, quando ocasionada por pedras neste órgão. Esses medicamentos podem ser ingeridos por via oral na forma de comprimidos ou solução oral.

Orientações sobre os sintomas da infecção nos rins
Nos casos em que a sensação de dor é intensa, uma alternativa é aplicar calor sobre os locais que estão doloridos para aliviá-la. Consumir vitamina C também é indicado. O nutriente fortalece o sistema imunológico e ajuda na prevenção da infecção urinária.

Para tratar infecções bacterianas, os médicos normalmente optam por utilizar meropeném – classe de antibióticos considerada mais forte e de amplo espectro -, mas o uso indiscriminado pode elevar ainda mais os índices de resistência bacteriana.

Também chamado de acetaminofeno, o paracetamol é um dos principais medicamentos para dor para pacientes renais crônicos, pois possui propriedades analgésicas e antipiréticas. Quando utilizado corretamente, apresenta bons resultados para o tratamento de dores e não tem efeitos colaterais significativos.

A dor nos rins pode manifestar-se na região lombar, no abdômen ou no fundo das costas. Os sintomas geralmente surgem de forma súbita, com dor intensa e constante. A dor nos rins costuma ser incapacitante, e não diminui nem se a pessoa se deita – ela pode até se intensificar, conforme o movimento.

É preciso procurar o serviço médico com urgência nesses casos. Muitas pessoas têm infecção urinária de repetição, isso é perigoso? A infecção de repetição é comum a cerca de 25% das pacientes que sofrem uma infecção no trato urinário.

A antibioticoterapia de escolha para tratamento ambulatorial é feita com Fluoroquinolona (Ciprofloxacino ou Levofloxacino) por 5-7 dias. Alguns autores recomendam uma dose inicial endovenosa com antibiótico de meia vida longa como Ceftriaxona antes da liberação do paciente.

A infecção renal é um caso potencialmente grave, já que estamos falando de infecção de um órgão vital. É um quadro que pode ter gravidade semelhante a uma pneumonia. Se não for tratada a tempo e corretamente, a pielonefrite pode levar à sepse e falência de múltiplos órgãos.

Um dos principais exames periódicos realizados para identificar problemas renais como cálculos e infecções urinárias é a ultrassonografia de rins e vias urinárias. Esse teste é muito importante para avaliar também condições como perda excessiva de proteínas e funcionamento insuficiente dos rins.

Veja os melhores alimentos para manter o bom funcionamento dos...

  • Laranja e limão. O citrato, presente nessas frutas, previne a formação dos cristais nos rins. ...
  • Leite e derivados. ...
  • Folhas verdes-escuras. ...
  • Sódio. ...
  • Proteínas. ...
  • Potássio.