Quanto tempo dura a cirurgia de retirada da vesícula?

Perguntado por: iveloso . Última atualização: 8 de julho de 2023
4.7 / 5 10 votos

O procedimento cirúrgico para fazer a retirada da vesícula é conhecido como colecistectomia. Quando a cirurgia é programada, demora em média mais ou menos 45 minutos e o tempo de repouso são de 2 dias, podendo voltar as atividades do dia a dia após uma a duas semanas.

De hospitalização podem ser de 3 a 5 dias e o retorno às atividades pode demorar até 3 semanas. Ainda no hospital, por algumas horas depois da cirurgia, você ainda pode sentir dores no abdômen ou no ombro. Náuseas também podem acontecer e nesse caso é preciso tomar a medicação prescrita pela equipe médica.

Trata-se de uma prática corriqueira no dia-a-dia hospitalar e bastante segura, dura em média 45 minutos. O paciente é inicialmente submetido a anestesia geral.

Primeiros dias no Pós-operatório
Geralmente, o paciente sente um pouquinho de desconforto, como se fosse uma pressão na região do estômago, porque a gente precisa injetar um pouquinho de gás para fazer a cirurgia, por isso, então, é bem comum o paciente ter este desconforto.

Quais são as possíveis complicações da cirurgia para retirada da...

  • Vazamento de bile. ...
  • Coledocolitíase. ...
  • Lesão da via biliar. ...
  • Sangramento. ...
  • Infecção. ...
  • Complicações relacionadas à anestesia.

Na maioria dos casos a retirada do órgão não traz nenhum sintoma ou sequela para o paciente, já que tem ele a função de armazenar a bile produzida pelo fígado.

É possível caminhar, subir escadas e realizar corridas leves, sem restrição de movimentos. O retorno às atividades deve acontecer conforme o paciente sentir-se seguro. – Evite levantar peso acima de 5-10 kg e fazer exercícios abdominais por um período de 30 a 40 dias.

O tipo de anestesia realizada para essa cirurgia é a geral, no qual o paciente dorme e tem que ser entubado.

Por quanto tempo duram os efeitos da sedação e anestesia geral depois da cirurgia? Depende muito do caso! Em média, após 24 horas da cirurgia, os efeitos terminam, já que os agentes das medicações acabam sendo eliminados pelo organismo.

A anestesia é geral com intubação orotraqueal, há a infusão de gás carbônico dentro da cavidade abdominal (pneumoperitôneo) e colocação de câmera, pinças e bisturi elétrico laparoscópico.

A cirurgia da vesícula é feita por videolaparoscopia (cirurgia dos furinhos), sendo 4 pequenas incisões que podem variar de 2 a 10 mm cada.

Diante deste cenário, começa a se formar um processo inflamatório, que ocasiona o inchaço. Esse inchaço, geralmente, desaparece em torno de três semanas após a cirurgia plástica. Entretanto, podem existir casos específicos em que o inchaço leva até seis meses para sumir.

A melhor posição para dormir após a cirurgia de vesícula é de barriga para cima ou do lado esquerdo. Evite ficar de bruços ou virado para o lado direito4. Para realizar a cirurgia aberta e a laparoscópica, é feito o bombeamento de ar na cavidade abdominal para facilitar o procedimento.