Quem tem pedra na vesícula emagrece rápido?

Perguntado por: imartins . Última atualização: 8 de julho de 2023
4.5 / 5 6 votos

Ou seja, quem tem cálculos de vesícula não tem como efeito o emagrecimento. Na verdade, o que pode acontecer é um efeito secundário. Isso porque os sintomas da pedra na vesícula envolvem dores fortes na boca do estômago, náuseas, vômitos e diarreia. Tais fatores podem acabar diminuindo o apetite do paciente.

As causas da perda de peso rápida pode ser Intolerância à lactose, doença celíaca e doenças inflamatórias, como síndrome do cólon ou intestino irritável, doença de Crohn e retocolite ulcerativa, sendo os problemas mais comuns para a perda repentina de peso.

A resposta é: não! O que acontece é que, normalmente, os pacientes com pedras na vesícula sentem dor ao comer e muitos começam a se alimentar menos, perdendo peso. Quando passam pela cirurgia, esse problema acaba e aí eles voltam a comer mais, o que pode levar ao aumento de peso.

A cirurgia para retirar a vesícula não tem nenhuma relação com a perda de peso. O paciente pode emagrecer mas devido à dieta pobre em gorduras que deve fazer após a cirurgia.

Afinal, retirar a vesícula emagrece? Os dois profissionais afirmam que não há relação direta entre o procedimento e a perda de peso. “O que pode acontecer após a retirada da vesícula é soltar um pouco o intestino.

Ou seja, quem tem cálculos de vesícula não tem como efeito o emagrecimento. Na verdade, o que pode acontecer é um efeito secundário. Isso porque os sintomas da pedra na vesícula envolvem dores fortes na boca do estômago, náuseas, vômitos e diarreia. Tais fatores podem acabar diminuindo o apetite do paciente.

Confira a seguir alguns dos principais problemas que provocam dores causados por esse excesso e acúmulo de gordura e de peso no organismo:

  • Fibromialgia. A fibromialgia é uma doença conhecida por causar dores bastante intensas nos seus portadores. ...
  • Artrite. ...
  • Dores nas costas.

Muitas pessoas podem ter excesso de gases e ser algo normal. No entanto, a frequência desse quadro deve ser averiguada. Se você passa a produzir muitos gases e ter a barriga inchada diariamente e durante semanas, estes sinais podem indicar a presença de pedra na vesícula.

Apesar de, na pedra na vesícula, sintomas como esses não serem específicos, os casos de náuseas, vômitos e inchaço do abdômen também podem indicar a doença. Quanto ao edema abdominal, ele ocorre devido à falta da bile no intestino, indispensável para a digestão de gorduras.

O indivíduo pode conviver com os cálculos sem nem mesmo saber que eles estão ali, mantendo uma vida completamente normal. Quadros como esse geralmente são descobertos acidentalmente em exames de rotina.

Depois da colecistectomia, o corpo fica sem um órgão para armazenar a bile, portanto, o fígado irá liberá-la de forma direta no intestino delgado para este fazer a digestão dos alimentos.

A cirurgia de Colecistectomia é indicada assim que é diagnosticada a pedra na vesícula, através da ultrassonografia ou tomografia de abdômen. É claro que toda cirurgia tem seus riscos, porém a cirurgia de Pedra na Vesícula é considerada bem segura e dificilmente ocorre lesões na Via Biliar.

Na verdade, não existe comprovação de que a cirurgia de vesícula emagrece ou mesmo engorda. As sensações de mudanças no peso após a cirurgia estão relacionadas às mudanças metabólicas associadas ao estilo de vida de cada paciente.