O que é uma fibrose no fígado?

Perguntado por: hhipolito . Última atualização: 7 de julho de 2023
4.8 / 5 5 votos

A fibrose hepática é o processo de cicatrização que representa a resposta hepática a lesões. Da mesma forma que a pele e outros órgãos cicatrizam suas feridas através da deposição do colágeno e outros constituintes da matriz extracelular, o fígado repara as lesões por meio da deposição de mais colágeno.

A progressão para cirrose ocorre ao longo de um intervalo de 15 a 20 anos. A perda de função do fígado pode manifestar-se pela presença de pele e mucosas amareladas (icterícia), dor abdominal, prurido intenso, urina escura, fezes descoradas, cansaço crónico, náuseas ou perda de apetite.

Fibrose hepática é uma cicatrização exuberante em que excesso de tecido conjuntivo acumula-se no fígado. A matriz extracelular pode estar com produção excessiva, ou degradação deficiente, ou ambos.

A fibrose hepática é caracterizada pelo acúmulo de tecido conjuntivo no fígado. Esse tecido apresenta um processo de cicatrização em resposta à lesão celular hepática crônica e repetida causada por alguma enfermidade hepática.

A doença torna o tecido que envolve os sacos aéreos dos pulmões mais grossos, impedindo a passagem do oxigênio para a corrente sanguínea. Conforme evolui, os pulmões vão ficando cada vez mais comprometidos e o paciente sofre mais com a falta de ar, pois o sintoma aumenta progressivamente.

fadiga mesmo após esforços pequenos; dedos que ficam azulados nas pontas. perda de peso súbita e sem motivo; falta de apetite.

A elastografia hepática é um método de imagem não invasivo e indolor que permite avaliar o grau de fibrose do fígado, um tecido que se desenvolve quando o órgão é lesionado continuamente em razão de condições como hepatite, gordura no fígado, cirrose e câncer no fígado.

A fibrose se torna uma complicação, assumindo tamanhos maiores e gerando mais incômodo, quando a cirurgia causa lesões às células. Com isso, surgem nódulos, endurecimento da pele, desconforto, além de dificuldade no movimento. Quando há essas lesões às células, ocorre uma reação inflamatória, inchaço e roxo.

Conheça algumas das orientações médicas mais comuns para evitar a fibrose:

  1. Evitar esforço físico.
  2. Usar a cinca conforme orientação médica.
  3. Fazer drenagem linfática.
  4. Fazer sessões de endermologia.

Se o resultado do APRI é inferior a 0,5 muito provavelmente não existe fibrose (F0) ou existe um mínimo de fibrose (F1). Mas se o resultado do calculo APRI for superior a 1,5 o resultado não é bom, já que indica que pode existir uma fibrose avançada (F3) ou até cirrose (F4).

Como deve ser a Dieta para Hepatopatas?

  • Frutas, verduras e legumes;
  • Carnes brancas (principalmente peixes);
  • Gorduras monoinsaturadas (azeite, abacate, castanhas);
  • Proteínas de fontes vegetais (grão de bico, lentilha, feijão, ervilha).

As doenças que podem levar a uma fibrose pulmonar são covid-19, dermatomiosite, polimiosite, doença mista do tecido conjuntivo, artrite reumatóide, lúpus, pneumonia, entre outras. A relação entre elas se deve ao fato de causarem inflamação na parte terminal dos pulmões e serem doenças intersticiais pulmonares (DIP).

Sem poder respirar, todos os órgãos do corpo ficam sem receber oxigênio em quantidade adequada. Ainda pouco conhecida, a fibrose pulmonar idiopática (FPI) é uma perigosa doença que atinge os pulmões, comprometendo gravemente a função do órgão.

Com expectativa de vida de aproximadamente 40 anos, as pessoas que sofrem de fibrose cística podem ter de lidar com diversas limitações caso não tratem adequadamente a condição. Embora não haja cura, o acompanhamento médico e tratamentos oferecidos garantem uma vida sadia e praticamente livre de restrições.