Qual o menor osso do corpo humano?

Perguntado por: . Última atualização: 29 de junho de 2023
4.7 / 5 2 votos

estribo

O estribo é considerado o menor osso do corpo humano e encontra-se localizado na orelha média e exerce importante função na audição.

O maior osso do esqueleto humano é o fêmur.
Em pessoas de 1,80 m, o fêmur apresenta aproximadamente 50 cm. O menor osso do corpo humano é o estribo, localizado na orelha média. Possui cerca de 2,6 a 3,4 mm de comprimento e pesa cerca de 2 a 4,3 mg.

fêmur

A nossa coxa é formada pelo fêmur, que se destaca por ser o maior e também o osso mais forte do corpo humano. Esse osso corresponde a um terço do tamanho do indivíduo adulto. A patela é o osso que protege a parte anterior da articulação do joelho. A tíbia e fíbula formam os ossos da perna.

O ouvido é formado por 6 ossos, a saber: 2 bigorna, 2 martelo e 2 estribo. Vale lembrar que o menor osso do corpo humano é o estribo, localizado no ouvido médio que mede 0,25 centímetros.

Os ossos do crânio, o esterno e as costelas protegem órgãos vitais como o cérebro, coração e pulmões.

crânio

O crânio é a estrutura esquelética da cabeça que sustenta o rosto e protege o cérebro. É subdividido em ossos do neurocrânio e do viscerocrânio.

estribo

O estribo é um dos três ossículos da orelha média (ouvido médio), juntamente com o martelo e a bigorna. Esses três ossos são chamados de ossículos auditivos. A sua principal função é a condução do som da membrana timpânica até a orelha média. O estribo é o menor e mais leve osso do corpo humano.

O osso lacrimal, o menor e mais frágil osso da face, está situado na porção anterior da parede medial da órbita. Ele tem duas superfícies e quatro bordas. Osso lacrimal em verde, dentro da órbita ocular.

O maior osso, nosso fêmur, na coxa, é bem mais difícil de ser fraturado do que, por exemplo, a clavícula – uma das fraturas mais comuns. Parte disso se deve aos músculos que estão ao redor do osso, que são capazes de protegê-lo e absorver impactos.

Além disso, os ossos cranianos ainda estão em formação. Por esse motivo, o crânio é uma das partes mais vulneráveis a fraturas em caso de quedas ou impactos. Dessa forma, é extremamente importante ter muito cuidado ao manusear a cabeça dos bebês e das crianças, protegendo-as para evitar lesões graves.

As costelas de um humano são 24 (12 pares).