Onde fica a Lombar?

Perguntado por: nsalgado . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.1 / 5 8 votos

A parte inferior da coluna vertebral é chamada de região lombar e fica compreendida logo abaixo das costelas e acima da linha dos glúteos. A parte inferior da coluna vertebral é chamada de região lombar ou coluna lombar. Fica logo abaixo das costelas e acima da linha dos glúteos.

É quando uma pessoa tem dor na região lombar, ou seja, na região mais baixa da coluna perto da bacia. É também conhecida como “lumbago”, “dor nas costas”, “dor nos rins” ou “dor nos quartos”.

Entre as principais razões estão a má postura, sedentarismo, posições incorretas no ambiente de trabalho, nos afazeres domésticos, execução errada de exercícios e principalmente esforço físico. As dores lombares são classificadas como agudas ou crônicas. O que as diferencia é o tempo de duração.

Dor lombar - o que fazer para aliviar as dores

  1. Melhore a postura. Estar na postura correta, seja quando se está em pé ou sentado, ajuda a evitar as dores, e também a atenuá-las quando elas já estão presentes. ...
  2. Alongue-se. ...
  3. Fortaleça os seus músculos. ...
  4. Faça compressas mornas. ...
  5. Durma em uma posição confortável.

Quando a coluna lombar está inflamada, os sintomas incluem dor localizada na parte inferior da coluna vertebral, rigidez, dificuldade para se dobrar, amplitude de movimento limitada na área afetada e sensibilidade articular.

Sabe a diferença entre dores nas costas e na coluna? Sim, há diferenças: dores na região lombar são cada vez mais frequentes, incluindo o público mais jovem, enquanto dores nas costas estão relacionadas a fatores musculares ou problemas em algum órgão do nosso corpo.

Mas afinal, quando então eu devo me preocupar e procurar um médico? - O primeiro motivo já foi citado: quando a dor permanecer por um tempo muito prolongado (maior que 3 meses) ou for recorrente.

A crise de dor lombar pode durar de dias a seis semanas, quando ela é passageira, ou seja, provocada por esforço físico, má postura ou movimentos repetitivos. Quando se trata de uma dor lombar crônica, pode durar mais de doze semanas (3 meses), indicando a possível inflamação de um nervo.

Quando ela vem dos rins, a localização é mais específica e parte da região abaixo da caixa torácica, seja em um ou ambos os lados da coluna, em uma área próxima à virilha e no fundo das costas. Já a dor muscular pode ser bem mais abrangente, principalmente na lombar ou em locais que sofreram lesões recentes.

Sim, pessoas com hérnia de disco lombar podem e devem fazer caminhadas ou outras atividades físicas, principalmente quando não estão com dores. Aliás, isso é essencial para fortalecer a musculatura lombar e estabilizar a região.

Exemplos de anti-inflamatórios:

  • Naproxeno (Flanax);
  • Ibuprofeno (Alivium, Advil);
  • Diclofenaco (Cataflam, Voltaren).