Onde fica o rim no corpo humano?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.2 / 5 9 votos

Os rins são dois órgãos localizados em ambos os lados da coluna vertebral, atrás das últimas costelas, e medem aproximadamente 12 centímetros. Pesam cerca de 150 gramas cada.

Geralmente concentrada nas laterais da coluna vertebral – próxima do nervo ciático -, essa dor se caracteriza por ser um incômodo constante, com ocasionais pontadas mais pronunciadas.

A principal diferença entre a dor nos rins e a lombalgia está na periodicidade de ambas. “A cólica renal surge de repente, de forma aguda, melhora um pouco e logo volta. Já a dor lombar aparece esporadicamente e se apresenta como um peso, pontada ou queimação, que piora durante o movimento", explica o especialista.

“Os principais sintomas são a diminuição da quantidade de urina no indivíduo, que deve ser percebida de forma analítica pelo próprio paciente durante sua rotina diária, e a coloração avermelhada, que pode indicar a presença de sangue na urina”, informa Ângela Santos.

A infecção do rim é causada por um tipo específico de infecção do trato urinário que começa na uretra ou na bexiga e passa para os rins. Normalmente, a dor aparece com mais intensidade na região do fundo das costas. A infecção renal é considerada uma condição potencialmente grave, já que afeta um órgão vital.

A ultrassonografia de rins e vias urinárias é utilizado para avaliar e o diagnosticar alterações no aparelho urinário (constituído por rins, ureteres, uretra e bexiga). Exames periódicos como este são indicados quando existe a suspeita de malformações anatômicas, refluxo e a presença de cálculos ou tumores.

Para aliviá-la, primeiramente é importante permanecer em repouso, sem realizar muitos movimentos. Movimentar-se pode intensificar a dor e agravar o quadro se já houver alguma inflamação ou lesão. Em seguida, prepare uma compressa com água quente e aplique no local da dor.

Alternativas a estes medicamentos incluem analgésicos comuns (paracetamol, Tylenol, dipirona, Novalgina, Lisador) e opióides (como por exemplo tramadol, Tramal ou Tylex).

Gases: Normalmente, vem acompanhada com arrotos e flatulências. Cólica renal: Devido à sua intensidade, pode causar febre e vômitos. Também costuma ser acompanhada de sangue na urina.

Quando procurar um médico por causa de dor na coluna lombar
A dor se manifesta sem que haja movimento. A dor na coluna se agrava enquanto deitado. Perda involuntária de peso. Dor muito intensa na coluna.

Esta doença é muitas vezes causada por bactérias que sobem da bexiga para os rins. A pielonefrite afeta com mais frequência mulheres do que os homens. Os sintomas comuns costumam ser dor nas costas ou na barriga, febre, náuseas e vómitos. A pielonefrite é tratada com antibióticos e alívio da dor.

Rim dilatado: sintomas e possíveis complicações
Em quadros agudos de obstrução e rim dilatado, os sintomas são de dor lombar e ou abdominal intensa, náusea, vômito, diminuição da quantidade de urina expelida e infecção urinária que pode ocasionar em febre e hematúria (sangue na urina).

A dor que chamamos de “cólica renal” surge quando ocorre o deslocamento das “pedras” (cálculos) pelo sistema urinário, impedindo o livre fluxo da urina. Essa dor intensa na região do abdômen pode estar acompanhada de náuseas, suor e desconforto persistente.

Quanto tempo dura uma crise renal? Uma crise de cólica renal, quando não tratada, pode durar de 8 a 12 horas. Mas, levam cerca de duas horas para que a dor súbita atinja seu ápice. Depois, o restante do tempo consiste na duração da dor em seu nível mais alto, reduzindo na última hora da duração.

Insuficiência renal é a condição na qual os rins perdem a capacidade de efetuar suas funções básicas. A insuficiência renal pode ser aguda (IRA), quando ocorre súbita e rápida perda da função renal, ou crônica (IRC), quando esta perda é lenta, progressiva e irreversível.

Quais são as principais doenças renais?

  • Cálculo renal. Esse problema, também conhecido como “pedra nos rins“, caracteriza-se pela formação de cristais ou agregados de elementos como o cálcio, o oxalato e o ácido úrico. ...
  • Doença policística renal. ...
  • Cisto renal. ...
  • Hidronefrose. ...
  • Insuficiência renal.