Onde fica a Vesícula?

Perguntado por: ecunha . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.1 / 5 14 votos

A vesícula biliar é um órgão em forma de saco, parecida com uma pera, localizada abaixo do lobo direito do fígado.

Sintomas de vesícula inflamada

  • Dor aguda no lado direito do abdome.
  • Febre quase sempre baixa, em torno de 38ºC.
  • Sensação de náuseas.
  • Vômitos frequentes.
  • Icterícia, que é a coloração amarelada da pele e da esclera (parte branca dos olhos)
  • Emagrecimento.

Sintomas. Alguns casos de pedra na vesícula podem ser assintomáticos, mas outros provocam dor intensa do lado direito superior do abdômen que se irradia para a parte de cima da caixa torácica ou para as costelas. A dor normalmente aparece meia hora após uma refeição, atinge um pico de intensidade e diminui depois.

A colecistite consiste em uma inflamação da vesícula biliar, geralmente decorrente da obstrução do duto cístico provocada por um cálculo. Normalmente, as pessoas sentem dor abdominal, febre e náuseas. A ultrassonografia geralmente pode detectar sinais de inflamação na vesícula biliar.

Sintomas: Alguns casos de pedra na vesícula podem não ter sintomas, mas outros provocam dor intensa do lado direito superior do abdômen que se irradia para a parte de cima da caixa torácica ou para as costelas. A dor normalmente aparece meia hora após uma refeição, atinge um pico de intensidade e diminui depois.

As complicações da doença podem causar a colecistite aguda, que acontece quando a pedra fica presa na saída da vesícula e causa uma grande inflamação, com dor e febre. Também pode surgir a cólica biliar, quando o fluxo da bile é impedido e provoca uma distensão na região na tentativa de extrair o cálculo.

Sintomas de Pedra na vesícula

  • Dor. Dor no lado superior direito ou no meio do abdômen. A dor pode ser aguda ou cólica. ...
  • Náusea. Náuseas ou vômitos são sintomas comuns de todos os tipos de problemas da vesícula biliar;
  • Icterícia. A pele amarelada pode ser um sinal de um bloqueio do ducto biliar comum de um cálculo biliar.

Inchaço abdominal
Com os prejuízos causados ao processo de digestão pela falta da bile – pois a vesícula não consegue liberar essa substância –, há uma maior tendência para a formação de gases, que deixam a barriga inchada.

Entre eles, estão cólicas abdominais incapacitantes, colecistite, coledocolitíase, colangite e até mesmo pancreatite aguda.

A ultrassonografia, geralmente, é o mais comum para detectar a pedra na vesícula. Porém, há a possibilidade de fazer exames como a ressonância magnética ou ainda a tomografia computadorizada.

Normalmente, a dor causada pelos cálculos biliares é intensa, por isso, o ideal é tomar um medicamento que tenha ação antiespasmódica e analgésica. O medicamento perfeito é o Buscopan Composto.

Resultados encontrados para Remédio para Doenças da Vesícula Biliar:

  • HARMONET. ...
  • Adoless. ...
  • GINESSE. ...
  • Allestra 20. ...
  • Norestin. ...
  • FEMIANE. ...
  • Perlutan.

Embora possa trazer algum alívio, deitar do lado esquerdo não é a única maneira de atenuar as dores na vesícula. Adicionalmente, você pode tentar essas soluções: Colocar uma compressa de água morna pode ajudar a diminuir a pressão, aliviando a dor. Beber chá calmante de hortelã-pimenta.

Sua causa principal é a precipitação de colesterol ou sais biliares na vesícula biliar. Isso pode acontecer por conta de um excesso da presença de colesterol, de sais biliares na bile ou por uma deficiência no esvaziamento da vesícula.

Dor abdominal
Essa é uma dor intensa que aparece de repente e que pode irradiar também para as costas, mais precisamente do lado direito e logo abaixo das costelas. É chamada de cólica biliar e caracteriza uma crise de pedra na vesícula. Sua duração varia entre 30 a 120 minutos, e geralmente surge após as refeições.

Chá para vesícula: limão
O chá para vesícula feito de limão pode ajudar a evitar esse problema, pois possui componentes que estimulam a produção da bílis – o líquido responsável por absorver essa substância no organismo –, impedindo, assim, o acúmulo do componente no organismo e o desenvolvimento dos cálculos.