Quanto tempo dura o tratamento de periodontite?

Perguntado por: mfogaca . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.3 / 5 17 votos

Com a remoção do tártaro, a gengiva melhora a inflamação e o paciente, mantendo a alta qualidade da higienização, a doença periodontal regride. Portanto, pacientes com doença periodontal necessitam fazer o tratamento e visitar seu dentista no mínimo uma vez a cada seis meses.

Periodontite avançada: sintomas

  1. Sensibilidade a alimentos quentes, frios ou doces;
  2. Alongamento dos dentes, em casos mais avançados com a exposição da raiz;
  3. Retração gengival;
  4. Mau hálito quase constante;
  5. Perda óssea e tecidual;
  6. Mobilidade dos dentes.

Segundo a tabela de procedimentos odontológicos do Conselho Regional de Odontologia (CRO), uma limpeza completa deve custar no mínimo R$ 200,00. Esse valor, no entanto, pode chegar a R$ 1 000,00, dependendo da qualificação do profissional, região e localização do consultório.

Segundo a especialista, a resposta é sim. “A periodontite tem cura. Entretanto, as consequências resultantes da sua presença não são reversíveis”, revela.

O tratamento da periodontite agressiva é realizado, essencialmente, através da remoção da placa bacteriana e tártaros inseridos junto aos dentes. Realizado por curetagem das raízes dentárias, após anestesia, podem ser necessárias várias consultas de raspagem quando existem muitos dentes atingidos pela doença.

consumo excessivo de bebidas alcoólicas; doenças que afetam o sistema imunológico, como a aids; diabetes; alterações hormonais.

A doença periodontal avançada é caracterizada pela morte de tecido gengival, ligamentos do dente e osso de suporte . É causada pela falta de suprimento sanguíneo (necrose), resultando em infecção grave. Este tipo geralmente ocorre em pessoas com um sistema imunológico comprometido.

Na prática, é a remoção mecânica de tártaro e placa bacteriana aderidos não apenas nos dentes, como também abaixo da linha da gengiva (nas raízes dentárias). Para realizar o tratamento periodontal, o paciente deve se dirigir ao dentista que vai remover a placa através de raspagem e alisamento das raízes dos dentes.

Quem é o profissional que cuida dos casos de periodontite? O responsável, nesses casos, é o periodontista. Esse profissional da odontologia se dedica a estudar, prevenir e tratar problemas que afetam diretamente os tecidos periodontais, que são aqueles que promovem a sustentação e a fixação dos dentes.

O especialista dessa área é o periodontista. Segundo Luís Henrique, esse profissional atua “nas doenças gengivais, na estética, em caso de cirurgias e na função, também, como em quadros de retração de gengiva, ou se precisar dar mais volume a ela”.

Após anos de gengiva inflamada (resultado da gengivite), os danos se estendem para o periodonto, tecido que fica entre os dentes e a mandíbula. Com isso, o dente vai perdendo o suporte e uma hora cai. Detalhe: esse transtorno só costuma trazer dor quando está em fase avançada, o que dificulta seu diagnóstico.