O que acontece se tirar o tártaro?

Perguntado por: ecaldeira . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.9 / 5 12 votos

Removendo o tártaro e placa bacteriana, consequentemente, a gengivite desaparecerá. Poderemos evitar que a gengivite evolua para periodontite e cause perdas dentárias. Poderemos evitar a endocardite bacteriana causada pela periodontite.

Mas, é posível remover o tártaro em casa? De acordo com a dentista de Colgate, Dra. Natállia Moura, a remoção do tártaro só pode ser feita por profissionais, por meio de um processo chamado raspagem, com instrumentos adequados, mas, é possível diminuir a formação do tártaro com hábitos simples de higiene bucal.

Depois que o tártaro se instala, uma simples escovação não é capaz de eliminá-lo e é aí que entra o profissional, como conta Edgard: “Uma vez presente, o tártaro só poderá ser removido pelo dentista, através de instrumentos com vibração ultra-sônica ou manuais, que raspam a superfície do dente”.

Isso significa que o cálculo também vai conter bactérias. Logo, o risco de desenvolver problemas bucais continua, e por isso é importante fazer a remoção desses resíduos calcificados. As bactérias que se alimentam dos restos liberam algumas substâncias durante esse processo.

O tártaro abriga bactérias, por isso, ele traz consequências negativas para a saúde bucal, causando gengivite, retração gengival e periodontite. Também afeta a saúde orgânica colocando em risco o coração e os pulmões.

Molhe a escova de dentes, coloque bicarbonato de sódio nas cerdas e use-a para escovar os dentes. Deixe-o descansar por 10 a 15 minutos antes de enxaguar a boca. Escovar os dentes diariamente com bicarbonato de sódio ajudará a remover o tártaro e a clarear os dentes.

A limpeza de tártaro já está inclusa no processo de limpeza dental, ou seja, pode custar a partir de R $200,00 podendo chegar até os R $1.000,00, dependendo da experiência e qualificações do profissional e da região onde o consultório se encontra.

Dentes ficarão limpos e polidos, com uma gengiva de cor e aspectos muito mais saudáveis. A raspagem periodontal melhora saúde e estética do sorriso. Melhora a autoestima e confiança.

Apesar do polimento remover as manchas e deixar os dentes claros e brilhantes, não se trata apenas de um procedimento cosmético. Ele também diminui pequenas imperfeições e áreas de textura áspera nos dentes para protegê-los contra formação da placa bacteriana.

A principal causa do acúmulo de tártaro nos dentes é a higiene dental deficiente ou inadequada. Da mesma forma, certos hábitos como o tabagismo, o uso inadequado e prolongado de determinados enxaguatórios bucais e o consumo excessivo de chá, café ou vinho tinto também favorecem sua formação.

Ao contrário da placa bacteriana, que é uma película incolor, o tártaro é uma formação mineral facilmente visível, se estiver acima do nível da gengiva. O sinal mais comum é uma cor marrom ou amarela nos dentes na região da margem gengival.

E, como se não bastasse, o tártaro no dente, quando não tratado, provoca problemas periodontais, como retração gengival, gengivites e perda óssea.

Uma consulta periódica ao seu dentista permite identificar o problema. Geralmente, explica o cirurgião dentista e diretor da Audace Odontologia Preventiva, Marco Aurélio Rela, uma maior quantidade de tártaro se forma, em média, no período de tempo de quatro a seis meses.

A raspagem de tártaro pode ocorrer de duas maneiras, sendo elas a supragengival, através de materiais manuais, e a subgengival, com a curetagem da camada de tártaro menos visível na coroa dentária. Entretanto, o especialista deverá realizar um exame clínico inicial para avaliar o paciente.