Qual a diferença de formação e qualificação?

Perguntado por: igaspar . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.8 / 5 17 votos

Ao falarmos da qualificação de um profissional, estamos nos referindo a sua formação. Ou seja, todas as atividades que foram necessárias para ele obter os conhecimentos e as habilidades para exercer a profissão escolhida.

Conforme mencionamos anteriormente, a capacitação profissional refere-se à capacidade do colaborador de colocar em prática seus conhecimentos e habilidades. Já a qualificação funciona em outro registro. Sua função é preparar o profissional para o mercado de trabalho.

Os cursos de qualificação ofertados nas instituições, geralmente são cursos rápidos, com duração de alguns meses, carga horária que atende ao eixo profissional escolhido e ingresso no mercado de trabalho com o diferencial de ser qualificado para aquela profissão.

O que significa ter qualificação profissional? A qualificação profissional ocorre quando o indivíduo aperfeiçoa os seus conhecimentos profissionais. É toda a bagagem que ele carrega das experiências no trabalho e nos cursos que participa. A graduação é um bom exemplo disso.

A diferença entre Curso, Formação e Certificação é que esta é geralmente oferecida por empresa com reputação de notório conhecimento e prática no tema, transformando-se num diferencial para o mercado.

Formação profissional ou educação profissional é o processo de aquisição e desenvolvimento de competências necessárias para o exercício de uma profissão. Isso quer dizer que o estudante irá aprender a por em prática, conhecimentos, habilidades e atitudes socioemocionais requeridas pelo mercado de trabalho.

O principal objetivo do curso de formação é ensinar ao servidor conhecimentos técnicos e práticos essenciais para o exercício da sua futura função, bem como verificar se ele conseguiu se adaptar a eles. Assim, é comum que ao menos uma avaliação seja realizada até o final do período de duração.

A qualificação profissional proporciona aos trabalhadores o aprimoramento de novas competências e o desenvolvimento das habilidades do futuro. Conhecidas pelos termos — soft skills e hard skills.

Os cursos de qualificação profissional, quando regulamentados pelo sistema educacional, possuem uma duração mínima de 160 horas. Eles devem garantir a profissionalização em determinada área e, ao mesmo tempo, o contínuo aproveitamento dos estudos nos diferentes níveis de ensino.

O que colocar nas qualificações de um currículo? Nesta seção do seu currículo, você irá descrever de maneira sucinta as experiências (softs skills) que você teve e os conhecimentos (hard skills) que adquiriu durante sua jornada.

Qualificações para seu currículo: exemplos. As qualificações para currículo são as habilidades e competências que você adquiriu com suas atividades e realizações. Uma qualificação pode ser adquirida durante os estudos, pela experiência profissional ou nas suas vivências pessoais.

Dicas para fazer um ótimo resumo de qualificações
A seguir fale da sua experiência, qual cargo ocupou e as principais áreas de atuação. Utilize adjetivos como sólida, excelente, profunda experiência para dar destaque as competências e principais vivências de sua carreira.

Tipologias de formação profissional

  • Formação inicial. É a formação que visa a aquisição de saberes, competências e capacidades indispensáveis para iniciar o exercício qualificado de uma ou mais atividades profissionais.
  • Formação contínua. ...
  • Formação de dupla certificação.

Os 6 graus acadêmicos no Ensino Superior do Brasil

  1. Tecnólogo. O tecnólogo é um grau acadêmico conferido a quem se forma em um curso superior de tecnologia. ...
  2. Bacharelado. ...
  3. Licenciatura. ...
  4. Especialização. ...
  5. Mestrado. ...
  6. Doutorado.