Quem tem pressão alta passa no exame admissional?

Perguntado por: aneves . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.7 / 5 13 votos

1 - O candidato que no momento do exame admissional apresentar Pressão Arterial (PA) até 150 X 100 mmHg (inclusive), sem patologia associada, será considerado APTO independente da função.

As principais são HIV e gravidez. Essas duas condições bem como outras que podem provocar discriminação, são proibidas pelo Ministério do Trabalho de serem motivo para uma não contratação. Sendo assim, não se pode solicitar esse tipo de teste que detecta essas condições quando for feito o exame admissional.

Exercícios aeróbicos, como caminhada, pular corda, subir e descer escadas são os mais indicados. Vale lembrar, porém, que se você vai iniciar uma atividade física – especialmente se é sedentário ou está acima do peso – o ideal é buscar uma avaliação com um cardiologista antes.

Hemograma Completo, Grupo Sanguíneo e Fator RH (serve carteira de doador de sangue ou documento equivalente), Colesterol Total, Triglicérides, Creatinina, Glicemia de Jejum, TGO (AST), TGP (ALT), Gama – GT. EAS.

O objetivo é identificar, considerando o histórico profissional do paciente, doenças preexistentes. Esta iniciativa procura preservar o empregador da responsabilidade de ter levado o trabalhador a desenvolver qualquer doença.

Conheça quais são os exames admissionais obrigatórios!

  • Anamnese Ocupacional. A anamnese se trata de uma entrevista que o médico faz com o trabalhador. ...
  • Pressão arterial e batimentos cardíacos. ...
  • Saúde das articulações. ...
  • Funções de risco. ...
  • Teste de gravidez. ...
  • Teste de HIV.

Geralmente, para isso, fazemos um eletrocardiograma e exames de sangue. Quando há suspeita de pressão alta secundária a outra doença, como insuficiência renal, também é necessário fazer de exames específicos selecionados pelo médico assistente”, informa o cardiologista.

Para algumas pessoas ter uma pressão abaixo de 12/8, como, por exemplo, 10/6, é normal. Já valores iguais ou superiores a 14 (máxima) e/ou 9 (mínima) são considerados como hipertensão para todo mundo.

HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA
Para fazer a comprovação de que você possui esta comorbidade é necessário levar uma receita de medicamento ou atestado médico, emitido no máximo 180 dias (6 meses) antes do dia da vacinação.

Na verdade, não é possível especificar o que de fato reprova no exame demissional, pois o que será examinado é a aptidão para o trabalho, por exemplo, se o trabalhador é digitador e adquiriu uma lesão por esforço repetitivo (LER) e essa lesão o impede de trabalhar seja na empresa atual ou em qualquer outra empresa, ...

Ou seja, caso o portador de diabetes pratique algum ato que justifique seu desligamento, poderá ser dispensado normalmente. O candidato a emprego pode ser discriminado no exame admissional por ser portador de diabetes? A pessoa portadora de diabetes é tão capaz quanto aquela que não tem diabetes.

A reprovação no exame admissional pode ocorrer em casos onde avaliação médica obrigatória detecta algum problema que pode impedir a execução devida das tarefas pelo colaborador. Se o exame não for feito antes do início do contrato de trabalho, tanto o profissional quanto a empresa estão passíveis de sanções legais.

jejum de 3 horas; não ingerir bebidas alcoólicas 72 horas antes; evitar exercícios físicos na véspera.

O novo funcionário deve ser admitido — ter a carteira de trabalho preenchida e devidamente assinada — após a realização do exame admissional. Na verdade, não existe um prazo definido para a admissão após o exame admissional, porém, a data limite para se submeter aos exames é de 15 dias após a contratação de fato.

O resultado irá depender da clínica que você fez o exame admissional. Alguns locais conseguem divulgar o resultado na mesma hora, sendo que outros pedem até 1 (um) dia útil para liberá-lo. Essa conclusão também dependerá da complexidade do seu exame.

1) Exame admissional
É um exame obrigatório para qualquer funcionário de empresas, com exceção de empregados domésticos, o que é facultativo. Neste exame, o médico irá fazer algumas perguntas sobre o histórico de saúde do funcionário, se ele possui doenças preexistentes e como era o seu trabalho anterior.