Quem deve colocar o capelo no formando?

Perguntado por: lmachado . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.6 / 5 2 votos

Os formandos deverão entrar com o capelo na mão esquerda e só colocá-lo após o juramento e o ato de colação, que será feito pelo reitor junto ao aluno juramentista. Depois da cerimônia, os alunos podem levar o capelo como recordação.

Após receber o grau, o capelo deve ser colocado pelo aluno de modo que o pingente, ou seja, a cordinha que sai do chapéu, penda para o lado esquerdo. Por fim, após o final da cerimônia, o momento mais esperado: todos jogam o chapéu para o alto, representando, enfim, a passagem para a vida profissional.

O paraninfo é a pessoa que conduz os formandos na entrada do salão, e entrega os certificados aos seus afilhados. Este também deverá proferir mensagem formal na solenidade de Colação de Grau, não podendo, sob qualquer hipótese, ultrapassar o tempo limite de dez minutos.

Após o hino, todos se sentam colocando o capelo no colo e aguardando o chamado do(a) formando(a) que receberá o Mérito Estudantil das mãos do(a) reitor(a), ou de(a) seu(sua) representante. Quando chamado(a), o(a) formando(a) deverá levantar-se e dirigir-se à frente da mesa de autoridades para receber sua homenagem.

Ele se chama capelo e é utilizado pelos formandos durante a cerimônia da Colação de Grau e simboliza o rito de passagem de estudante para profissional.

Chamados pelo mestre de cerimônias, o paraninfo e os formandos realizam a entrada por turma ou por curso, em ordem alfabética.

A Colação de Grau é um cerimonial onde o principal objetivo é a entrega dos diplomas aos formandos. A simbologia do momento, confere aos formandos que recebem o ''canudo'', paramentados com suas becas e capelos a concessão do grau de licenciado ou bacharelado.

Para compor a mesa de honra, recomenda-se o máximo de 9 pessoas, sendo que podem ser convidados ainda os Pró-Reitores,Diretores e Chefes de Departamento ou seus equivalentes nessa ordem. Ordem de pronunciamentos o Juramentista; o Orador o Paraninfo; o Diretor-Geral; o Reitor ou representante legal.

Claro que pai, mãe, irmãos e avós já estão inclusos nessa lista, até porque foram as pessoas que mais te apoiaram desde sempre, nada mais justos do que eles estarem presentes. Com certeza vão morrer de orgulho seu e não deixaram você desistir tão fácil dos seus sonhos.

A principal diferença entre paraninfo e patrono é que a escolha do Patrono não é obrigatória, além disso quem realiza o discurso é o Paraninfo. O patrono é uma pessoa que é admirada pela turma, seja pelo profissional que ele é ou por uma causa que ele defende.