Qual é a diferença entre monografia e TCC?

Perguntado por: rboaventura . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.7 / 5 9 votos

Monografia: trabalho acadêmico, redigido, com caráter científico e que deve ser padronizado pelas normas da ABNT. TCC: trabalho acadêmico cujo as regras sobre quais serão suas características é estabelecido por cada instituição.

A monografia é o tipo de TCC mais comum nas faculdades. Ela é um modo pelo qual o Trabalho de Conclusão de Curso é apresentado, e essa é a principal diferença entre o TCC e a monografia. Trata-se de trabalho científico utilizado para debater, analisar, averiguar uma temática específica de forma aprofundada.

DIFERENÇAS ENTRE MONOGRAFIA E ARTIGO CIENTÍFICO
Um Artigo Científico tem uma extensão menor que uma monografia sobre o mesmo tema, devendo, por isso, ser mais sintético. Em uma pesquisa monográfica o autor pode divagar mais e esmiuçar melhor o assunto, mas este não é o papel do Artigo.

O conceito de TCC é um trabalho de conclusão de curso. De forma geral, os trabalhos de conclusão de cursos de graduação são monografias. Por isso, muitas pessoas utilizam termos de monografia e de TCC como sinônimos.

Monografia – O termo “monografia” deriva de duas palavras gregas: mónos (um único) e graphein (escrever). Ou seja, a expressão significa que é um trabalho focado em um tema específico. Assim, a monografia, além da delimitação do tema, é um trabalho acadêmico lato sensu que não requer alto grau de complexidade.

Posso citar artigos, sites e monografias no TCC? A resposta é sim!

40 páginas

O texto deve ter entre 25 e 40 páginas, contando da introdução até a última página de conclusão. Procure definir o tipo de trabalho que você quer apresentar e adeque o mesmo às normas estabelecidas. Ambos deverão ser uma Revisão Bibliográfica. Para isso, faça buscas de obras (artigos, livros, monografias etc.)

A elaboração de um trabalho de conclusão de curso (TCC) – também chamado de Monografia, não é mais requisito obrigatório para a colação de grau em cursos de graduação.

A monografia é apenas um tipo de trabalho de conclusão de curso, nela o estudante desenvolve um estudo minucioso sobre determinado tema (de sua escolha), devendo apresentar qual o objetivo da pesquisa, quais métodos foram utilizados, quais autores ele escolheu para embasá-la, e quais são suas considerações sobre a ...

A estrutura de uma monografia compreende três partes fundamentais, de acordo com a ABNT (NBR 14724): elementos pré-textuais, elementos textuais e elementos pós-textuais.

No entanto, existem várias espécies de Trabalho de Conclusão de Curso. Vejamos. O modelo de TCC a ser apresentado varia de instituição para instituição e também pela natureza do curso a ser concluído. Existem dois tipos de TCCs mais requeridos para finalização de cursos de graduação: a monografia e o artigo científico.

Tipos de monografia
Podemos citar a monografia de compilação, monografia de pesquisa de campo e por fim monografia científica por meio das características da monografia. A de compilação traz o pensamento de vários autores que tratam de um só tema.

Geralmente, o TCC é desenvolvido e apresentado no último ano do curso ou então no último semestre.

A monografia tem como principal objetivo reunir informações, análises e interpretações científicas que agreguem valor relevante e original à ciência, dentro de um determinado ramo, assunto, abordagem ou problemática.

Uma monografia inclui diversos elementos, porém nem todos são obrigatórios. De acordo com as normas da ABNT, a monografia precisa incluir elementos pré-textuais identificatórios, resumo, elementos textuais de introdução, desenvolvimento e conclusão e referências bibliográficas.