Qual a licenciatura mais difícil?

Perguntado por: idias . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.1 / 5 10 votos

O Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa lidera o ranking das licenciaturas em que é mais difícil entrar, com os cursos em engenharia física e em engenharia aeroespacial.

Segundo o Fórum Mundial de Bolsas de Estudo, presente em mais de 140 países ao redor do mundo, um dos cursos mais difíceis em 2021, globalmente, foi a biologia, à frente da informática e até mesmo das engenharias civil e mecânica.

Licenciatura em Computação – 2,6 mil matrículas. Engenharia de produção – 2,6 mil matrículas. Licenciatura em Física – 2,5 mil matrículas.

Qual pode ser considerado o curso de graduação mais 'difícil' ? Os cursos mais difíceis são os de ciências exatas (engenharia, física, computação e matemática).

Quais são as faculdades rápidas mais procuradas?

  1. Gestão Financeira. ...
  2. Design de Moda. ...
  3. Análise e Desenvolvimento de Sistemas. ...
  4. Gestão de Segurança Privada. ...
  5. Gestão da Qualidade. ...
  6. Logística. ...
  7. Marketing.

Os mais longos são os de bacharelado, que podem durar até seis anos, como é o caso de Medicina. As licenciaturas normalmente são oferecidas em quatro anos. E o mais curto entre é o grau tecnológico, com cursos que duram de dois a três anos.

  • 1 - Pedagogia.
  • 2 - Educação Física.
  • 3 - Matemática.
  • 5 - Biologia.
  • 6 - Português.
  • 7 - Geografia.

Engenharia
Praticamente todas as especialidades de Engenharia (civil, de produção, elétrica, mecânica, química, ambiental, de computação, de petróleo e gás, etc.) têm alta empregabilidade no mercado de trabalho. Não só boa oferta de emprego, mas também bons salários.

MATÉRIAS Sociologia, filosofia e artes registram os piores resultados. Física e química aparecem na sequência, com um número maior de docentes sem habilitação para a área. Somente 27% dos professores que lecionam física no Brasil, por exemplo, têm a formação na área.

Porém, baseados nos dados da edição de 2022/1 do SiSU, confira os cursos mais concorridos do SiSU: Medicina - 919,70 - Unifap. Engenharia de computação - 874,61 - IFCE. Direito - 870 - Unifap.

Ao contrário do turno da manhã, que costuma atrair muitos alunos que acabaram de sair do Ensino Médio e nem entraram ainda no mercado de trabalho, o turno noturno reúne uma comunidade seleta de pessoas mais experientes.

Existe curso superior com apenas 1 ano de estudo? Não! Infelizmente nenhum curso superior tem o prazo tão curto para o aluno concluir, pois o estudante precisa cumprir uma carga horária mínima exigida pelo Ministério da Educação (MEC).

Em 1997, o Conselho Nacional de Educação (CNE) publicou a Resolução n° 2, que trata de um programa especial de formação de professores. Chamada de complementação pedagógica ou simplesmente R2, é uma Licenciatura de curta duração direcionada a quem já tem uma graduação, seja do tipo Bacharelado ou Tecnólogo.

Graduação em 1 ano para quem não tem diploma de nível superior. Quem não é formado em curso superior não tem como fazer uma graduação em apenas um ano, mas pode escolher entre centenas de cursos superiores de curta duração. Estamos falando dos tecnólogos, que são formações rápidas e focadas no mercado de trabalho.

A graduação em Medicina conta com carga horária mínima de 7.200 horas, distribuídas em seis anos, segundo a regulamentação do MEC. Há universidades que oferecem cursos com duração ainda maior, de mais de 8 mil horas. Parece muito?