Como cuidar da periodontite em casa?

Perguntado por: ngodinho . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.2 / 5 10 votos

Por isso, se você está procurando remédios caseiros para periodontite, pense em novos hábitos, tais como, usar fio dental, não compartilhar escovas de dentes, escovar os dentes adequadamente e substituir as escovas a cada 3 ou 4 meses.

Uso de antibióticos
Alguns tipos de antibióticos podem eliminar as bactérias, bem como a sua proliferação em nossa boca. Na maioria das vezes, o dentista recomenda o uso de antibióticos depois que a limpeza dentária for feita, como forma de garantir que as bactérias foram efetivamente eliminadas.

limpeza do espaço interdentário, inacessível pela escova de dentes, com fio dentário ou escovilhões interdentários; enxaguar a boca com um produto especificamente concebido para combater a placa bacteriana; limitação do consumo de alimentos açucarados, que favorecem a formação de placa bacteriana.

consumo excessivo de bebidas alcoólicas; doenças que afetam o sistema imunológico, como a aids; diabetes; alterações hormonais.

O que mais se destaca é o Periogard Gengiva Saudável. A fórmula com ação antibacteriana remove germes e bactérias causadoras da gengivite e da periodontite.

Existem produtos como o Colgate® PerioGard, que diminui em 48% menos sagramento gengival, diminui 54% a placa bacteriana, diminuindo assim a gengivite e as doneças periodontais.

CALÊNDULA (Calendula officinalis L.) Indicação: Antiinflamatório, cicatrizante (gengivite, periodontite) e antibacteriana (controle da placa bacteriana e bactérias orais).

Após anos de gengiva inflamada (resultado da gengivite), os danos se estendem para o periodonto, tecido que fica entre os dentes e a mandíbula. Com isso, o dente vai perdendo o suporte e uma hora cai. Detalhe: esse transtorno só costuma trazer dor quando está em fase avançada, o que dificulta seu diagnóstico.

Quais as consequências de uma periodontite não tratada? Ao não tratar a periodontite, o paciente percebe que a doença vai evoluindo com o tempo, devido ao seu caráter crônico, como conta Luís Henrique Sessel. “A característica principal da doença é a destruição do osso.

QUANDO O DENTE COM PERIODONTITE PODE SER EXTRAÍDO PARA FAZER O IMPLANTE? O profissional pode optar por manter ou extrair o dente. O ideal é que seja realizada uma avaliação.

Periodontite avançada: sintomas

  1. Sensibilidade a alimentos quentes, frios ou doces;
  2. Alongamento dos dentes, em casos mais avançados com a exposição da raiz;
  3. Retração gengival;
  4. Mau hálito quase constante;
  5. Perda óssea e tecidual;
  6. Mobilidade dos dentes.

As consequências da periodontite são relacionadas com a perda das estruturas que sustentam os dentes, resultando em mobilidade dos dentes até a perda dentária, o que também causa problemas mastigatórios. Outras consequências incluem o impacto na saúde geral bem como mau hálito ou problemas com a aparência.

Vários antibióticos, isolados ou em associação, têm sido usados com essa finalidade, mas as evidências mais fortes favorecem a associação de amoxicilina e metronidazol no tratamento das doenças periodontais.

Os enxaguantes, segundo Adriana, também não devem ser utilizados por pessoas que têm alergia aos seus componentes, situação rara, mas que pode acontecer. “Não precisa ser utilizado quando o paciente é saudável, não tem doença bucal, como, por exemplo, cáries, gengivite e periodontite.”