Qual a doença periodontal mais comum?

Perguntado por: abarbosa . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.5 / 5 4 votos

A gengivite e a periodontite se constituem nas formas mais comuns de doença periodontal.

Há dois tipos da doenças que são consideradas mais comuns: Gengivite — inflamação da margem gengival; Periodontite — inflamação que afeta os ossos e tecidos dos dentes.

Os três tipos de doenças periodontais mais recorrentes são a gengivite, a periodontite e a periodontite avançada, e afetam a saúde bucal dos pacientes de formas diferentes.

A periodontite avançada é o estágio mais avançado da doença periodontal comum, onde o acúmulo de bactérias causa a perda óssea e tecidual. Ao contrário do que muitos pensam, a periodontite avançada não é um quadro odontológico distinto e também não diz respeito a velocidade que a doença acomete o paciente.

A doença periodontal não se manifesta como um problema primário. Na verdade, seu início se dá em função do acúmulo da placa bacteriana (biofilme) associado ao descuido com a higiene bucal e a falta de manutenção da dentição junto ao dentista.

Gengivas Inchadas e Vermelhas: O Primeiro Alerta
O inchaço ocorre devido à inflamação dos tecidos periodontais, causada pelo acúmulo de placa bacteriana nos dentes. Essa placa, se não removida corretamente, pode irritar as gengivas e levar ao desenvolvimento de doenças periodontais.

Mas, afinal, a Periodontite tem cura? A periodontite tem cura, porém os danos que ela causa são irreversíveis.

Quando o estágio é avançado, os sintomas também se intensificam e tornam-se mais graves. Neste sentido, o paciente pode apresentar perda óssea severa, exposição das raízes dentárias, dor e sensibilidade.

consumo excessivo de bebidas alcoólicas; doenças que afetam o sistema imunológico, como a aids; diabetes; alterações hormonais.

As principais bactérias da doença periodontal são Prevotella intermédia, Tannerella forsythia, Treponema denticola, Porphyromonas gingivalis. Essas bactérias em desequilíbrio com a microbiota da gengiva sinalizam inflamação para o sistema imune inato (neutrófilos e o sistema complemento).

Após anos de gengiva inflamada (resultado da gengivite), os danos se estendem para o periodonto, tecido que fica entre os dentes e a mandíbula. Com isso, o dente vai perdendo o suporte e uma hora cai. Detalhe: esse transtorno só costuma trazer dor quando está em fase avançada, o que dificulta seu diagnóstico.

A periodontite pode ocorrer quando a gengivite não é tratada. É causada pela formação da placa bacteriana na parte superior e embaixo da linha da gengiva (a área onde a gengiva e os dentes se encontram). Isso pode fazer com que os ossos e os tecidos que sustentam seus dentes tornem-se irreversivelmente danificados.