Quanto tempo dura uma cirurgia periodontal?

Perguntado por: igonzaga . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.5 / 5 10 votos

Esta é uma cirurgia também sensivelmente rápida (no máximo duas horas). Pode-se também fazer um enxerto, retirando-se tecido do palato e costurando-o no local da recessão.

Com a ajuda de um bisturi, o cirurgião retira o tecido em excesso. Caso seja necessário alinhar o contorno gengival, o paciente também realiza uma gengivoplastia, procedimento rápido que visa harmonizar o contorno dos dentes, podendo ou não utilizar enxerto.

A variação de preço é muito grande de acordo com o número de dentes envolvidos, se será necessária osteoplastia (remoção de osso), espessura gengival, e grau da qualificação do profissional. Para se ter ideia, em uma pesquisa de mercado, foram encontrados valores que variaram de R$ 300 a R$ 600 por dente.

“A recuperação completa varia de pessoa para pessoa, devido a uma série de fatores, começando pela resposta natural do organismo. No entanto, geralmente, a cicatrização leva cerca de 7 dias”, destaca.

Com a remoção do tártaro, a gengiva melhora a inflamação e o paciente, mantendo a alta qualidade da higienização, a doença periodontal regride. Portanto, pacientes com doença periodontal necessitam fazer o tratamento e visitar seu dentista no mínimo uma vez a cada seis meses.

Quando os objetivos terapêuticos dos procedimentos básicos periodontais (raspagem, alisamento e polimento coronários e radiculares) não são alcançados após adequa- do tratamento relacionado a causas, a abordagem cirúrgica pode ser indicada.

Segundo Mondelli et al. (1990), dentre as cirurgias periodontais, têm-se: a) nos tecidos moles: cunha interproximal; cunha distal; gengivoplastia/gengivectomia, e b) nos tecidos duros: osteotomia e osteoplastia.

Na prática, é a remoção mecânica de tártaro e placa bacteriana aderidos não apenas nos dentes, como também abaixo da linha da gengiva (nas raízes dentárias). Para realizar o tratamento periodontal, o paciente deve se dirigir ao dentista que vai remover a placa através de raspagem e alisamento das raízes dos dentes.

O procedimento se inicia com um exame da boca do paciente. Em seguida, o dentista utiliza um aparelho que tem a função de remover a placa bacteriana, este aparelho remove tanto o tártaro quanto a placa e a película bacteriana da superfície dos dentes e também aquele localizado logo abaixo da linha da gengiva.

Gengivoplastia. Trata-se de um tipo de cirurgia que tem como finalidade remodelar o tecido da gengiva saudável ao redor dos dentes, para melhora de sua aparência.

Não é recomendado, por outro lado, o consumo de alimentos ácidos ou condimentados e aperitivos crocantes, visto que podem provocar irritação gengival e comprometer a cicatrização. Deve evitar adicionalmente a utilização de palhinhas tendo em conta que o movimento de sucção pode impedir a cicatrizarão óssea e gengival.

Normalmente, durante o período de cicatrização as gengivas podem inchar, além de ficarem avermelhadas. Durante o repouso, o paciente deve tomar alguns cuidados como priorizar a ingestão de alimentos mornos ou frios, evitar fazer esforços físicos e higienizar a região com cuidado.