Qual exame detecta periodontite?

Perguntado por: amaia3 . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.7 / 5 14 votos

Periograma. A sondagem clínica com a sonda periodontal para medir as bolsas gengivais e o nível de inserção (“altura óssea”), ambos de precisão milimétrica, é indispensável para o diagnóstico de periodontite.

Diagnóstico da periodontite
Inspeção de dentes e gengiva, combinada à exploração das bolsas gengivais e aferição de suas profundidades, quase sempre é suficiente para o diagnóstico. Bolsas mais profundas que 4 mm indicam periodontite. Radiografias dentais revelam perda do osso alveolar adjacente às bolsas periodontais.

Para compor o diagnóstico periodontal, o estado de higiene bucal deve ser analisado pelo índice de placa (IP) e índice gengival (IG), onde depósitos de biofilme dental e sangramento na margem gengival são observados nas quatro superfícies de cada dente (vestibular, mesial, distal e lingual) e registrados de forma ...

Quem é o profissional que cuida dos casos de periodontite? O responsável, nesses casos, é o periodontista. Esse profissional da odontologia se dedica a estudar, prevenir e tratar problemas que afetam diretamente os tecidos periodontais, que são aqueles que promovem a sustentação e a fixação dos dentes.

Gengivas Inchadas e Vermelhas: O Primeiro Alerta
O inchaço ocorre devido à inflamação dos tecidos periodontais, causada pelo acúmulo de placa bacteriana nos dentes. Essa placa, se não removida corretamente, pode irritar as gengivas e levar ao desenvolvimento de doenças periodontais.

Segundo a especialista, a resposta é sim. “A periodontite tem cura. Entretanto, as consequências resultantes da sua presença não são reversíveis”, revela.

Após anos de gengiva inflamada (resultado da gengivite), os danos se estendem para o periodonto, tecido que fica entre os dentes e a mandíbula. Com isso, o dente vai perdendo o suporte e uma hora cai. Detalhe: esse transtorno só costuma trazer dor quando está em fase avançada, o que dificulta seu diagnóstico.

O tratamento periodontal consiste em uma limpeza profissional com raspagem e remoção da placa bacteriana e do tártaro acumulados nos dentes e na borda das gengivas. Também é feito o alisamento da raiz (remoção de cálculos na raiz). O paciente é orientado a manter higiene oral doméstica adequada.

A doença periodontal avançada é caracterizada pela morte de tecido gengival, ligamentos do dente e osso de suporte . É causada pela falta de suprimento sanguíneo (necrose), resultando em infecção grave. Este tipo geralmente ocorre em pessoas com um sistema imunológico comprometido.

Com base nestas variáveis, a periodontite foi classificada em pré- puberal, periodontite juvenil localizada ou generalizada, periodontite do adulto e periodontite progressiva rápida.

Os três estágios da doença periodontal, que varia do menos ao mais grave, são gengivite, periodontite e periodontite avançada. A doença Periodontal é caracterizada por uma infecção de bactérias que afeta a estrutura e o suporte dos dentes.

O tratamento das doenças periodontais consiste em con- trole da placa bacteriana, raspagem e alisamento da su- perfície radicular dos dentes com bolsas periodontais, re- moção do tecido de granulação e dos fatores adicionais de retenção de placa1, além de recorrente orientações de hi- giene oral.

O tratamento da periodontite agressiva é realizado, essencialmente, através da remoção da placa bacteriana e tártaros inseridos junto aos dentes. Realizado por curetagem das raízes dentárias, após anestesia, podem ser necessárias várias consultas de raspagem quando existem muitos dentes atingidos pela doença.

O tratamento medicamentoso passa pela prescrição de antibióticos (p. ex. a amoxicilina ou a minociclina, entre outros) e /ou anti-inflamatórios (p. ex. o ibuprofeno ou o nimesulide, entre muitos outros).

Por isso, se você está procurando remédios caseiros para periodontite, pense em novos hábitos, tais como, usar fio dental, não compartilhar escovas de dentes, escovar os dentes adequadamente e substituir as escovas a cada 3 ou 4 meses.