Quanto tempo dura a dor de pedra na vesícula?

Perguntado por: aportela2 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 17 votos

A dor geralmente não dura mais do que algumas horas. Os sinais e sintomas comuns de pedra na vesícula são: Dor. Dor no lado superior direito ou no meio do abdômen.

Aguda: normalmente aparece sem motivos aparente, provoca dor forte no abdômen por aproximadamente 6-8 horas e depois some por uma ou mais semanas. Crônica: é caracterizada por ataques de dores fortes com mais frequência. Nesses casos, quando a dor não desaparece, é necessário ir urgentemente procurar um hospital.

Forte dor abdominal: a pedra na vesícula dá dor nas costas, na região abdominal ou em ambos. Ela pode durar horas e ser muito incômoda. Icterícia: a pedra na vesícula também pode trazer colocação amarelada para os olhos, pele e urina, assim como fezes escuras.

“O incômodo passa ou, às vezes, é preciso medicar com remédio para dor. O mais importante é procurar um médico e fazer o exame para saber a causa. Descobrindo o cálculo, tem de fazer a cirurgia até para evitar agravamentos”, explicou o médico, que há três anos atende pacientes com este quadro no HMJMA.

Tratamento para vesícula inflamada

  1. Medicamentos. O tratamento a base de remédios visa tratar o colesterol, e por consequência as pedras que causam a inflamação. ...
  2. Dieta pobre em gorduras. Com uma dieta balanceada, esse tratamento busca também diminuir o colesterol com uma alimentação pobre em gorduras. ...
  3. Ondas de choque.

O indivíduo pode conviver com os cálculos sem nem mesmo saber que eles estão ali, mantendo uma vida completamente normal. Quadros como esse geralmente são descobertos acidentalmente em exames de rotina.

A dor é uma das primeiras manifestações de pedra na vesícula aguda, especialmente quando os cálculos são maiores ou pequenos, mas em grandes quantidades. As pedras provocam um inchaço no órgão, o que gera dores que irradiam do lado direito, área em que a vesícula está situada, para outras regiões do abdômen.

Sintomas de vesícula inflamada
Dor aguda no lado direito do abdome. Febre quase sempre baixa, em torno de 38ºC. Sensação de náuseas.

Se a vesícula biliar está obstruída, não consegue contrair e se esvaziar normalmente, até que ela chega ao ponto de inflamar. O primeiro sintoma é uma cólica abdominal que vai se intensificando e provocando também náuseas e vômito. Febre pode ou não estar presente.

Isso porque quando os canais biliares estão obstruídos, pode surgir uma infecção, que gera acúmulo de líquido, com criação de bactérias e formação de pus, que leva ao apodrecimento da vesícula, que pode estourar e causar uma infecção generalizada.

Melhores alimentos para a vesícula biliar

  1. Frutas frescas. As frutas são essenciais em qualquer dieta, mas são ainda mais importantes caso a vesícula conte com a presença dos cálculos biliares. ...
  2. Cereais integrais. ...
  3. Tubérculos. ...
  4. Leguminosas. ...
  5. Café e chás. ...
  6. Pimenta.

A melhor posição para dormir com dor na vesícula é de lado, especificamente virado para a esquerda. O motivo é que dessa forma, o órgão, que está do lado direito do corpo, pode contrair e expandir sem sofrer nenhuma pressão extra até que a causa seja tratada2.

Colecistite aguda: Quando ocorre um processo inflamatório/infeccioso na vesícula com sintomas como dor intensa abaixo das costelas à direita, febre e alguns pacientes podem evoluir com icterícia (olhos e pele amarelados).

O Buscopan Composto é indicado para dores mais fortes e agudas que o paciente venha a sentir na região abdominal. Sua função antiespasmódica alivia um dos principais sintomas de cálculo renal e pedra na vesícula, que é a intensa cólica na barriga.

O limão contém uma substância chamada limoneno, presente principalmente na casca , que é antibacteriana. Em geral a mistura ajuda a eliminar cálculos renais e acaba estimulando o bom funcionamento do fígado e da vesícula biliar.

Se a vesícula estiver com sério problema inflamatório a cirurgia é indicada imediatamente.