O que acontece se o suor secar no corpo?

Perguntado por: dborges8 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.3 / 5 18 votos

A transpiração refrigera nossa pele ao evaporar. Se você secar a pele a todo instante, não vai aproveitar essa função do suor e ainda induzirá o organismo a produzir cada vez mais e mais suor. Isso fará com que o organismo comece a desidratar, pela perda excessiva de água pela transpiração.

Nada de enxugar
"A produção de suor por si só não diminui a temperatura do corpo", explica Nikolas Chaves. Enxugar a pele antes que o suor vire vapor, impede que esse processo chegue ao seu fim e dificulta a regulação da temperatura.

Segundo afirma o professor Juan Francisco Marco do Centro de Ciência do Esporte e Alta Performance da Espanha, não tomar banho após os exercícios físicos pode ser prejudicial à saúde, e não só por causa da higiene.

O suor elimina toxinas presentes na pele e no corpo
Junto com o suor também são eliminadas toxinas que se acumularam no corpo ou impurezas na pele. Assim, ele ajuda na desintoxicação corporal e pode atuar beneficamente para a sua saúde.

Além disso, o suor não queima calorias. Suar o suficiente pode fazer com que você perca peso de água, mas essa perda é temporária e é recuperada após se reidratar bebendo água ou comendo.

A principal função do suor é controlar a temperatura do corpo. Assim, sempre que a temperatura corporal aumenta ou faz mais calor, as glândulas sudoríparas entram em ação para ajudar a resfriar e voltar tudo ao equilíbrio.

Cuidado com a roupa suada
Entretanto, não é uma boa ideia esperar dar o tempo de tomar banho vestido com a roupa suada do treino. Isso porque pode haver um risco de infecção decorrente do acúmulo de suor e bactéria.

Alguns dermatologistas sugerem um banho a cada dois dias. Mas como tomar banhos diários provavelmente continuará sendo parte da sua rotina, o ideal é que eles sejam mais curtos e nunca com água muito quente. Ela deve ser, preferencialmente, fria ou, no máximo, morna.

Por quê? Segundo o estudo, ao entrar em contato com a água gelada pouco tempo depois da prática de exercícios físicos, o corpo inicia um processo metabólico que acaba priorizando a retenção de calor em vez da recuperação das fibras dos músculos, que é o processo que os faz crescer.

Alguns dermatologistas sugerem um banho a cada dois dias. Mas como tomar banhos diários provavelmente continuará sendo parte da sua rotina, o ideal é que eles sejam mais curtos e nunca com água muito quente. Ela deve ser preferencialmente fria ou, no máximo, morna.

Por que o suor estraga o cabelo? De acordo com a expert, o suor é composto por cloreto de sódio, o que desidrata os fios, e ainda pode prejudicar o couro cabeludo.

A Sociedade Brasileira de Dermatologia alerta que: “a sudorese é uma condição normal do nosso corpo e ajuda a manter a temperatura. É normal suar quando se está calor, durante a prática de atividades físicas ou em certas situações específicas, como momentos de raiva, nervosismo ou medo.