Como fazer a cicatriz ficar da cor da pele?

Perguntado por: oviana . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.3 / 5 5 votos

Nesse caso é possível aplicar diariamente um creme com ação clareadora que pode ser comprado em farmácias. Mas é preciso ter muito cuidado ao aplicar o produto pois, este deve ser aplicado apenas na cicatriz, com objetivo de uniformizar o tom da pele.

Nos primeiros dias após a cirurgia, a cicatriz apresenta a mesma cor da pele. Ela evolui para uma cor mais avermelhada e as vezes, até arroxeada. Esse processo pode variar de 3 a 6 meses. Após esse período, ela começa a clarear e a aparência esbranquiçada geralmente ocorre por volta de 1 ano ou mais de pós-operatório.

Para procederes à esfoliação deves humedecer um bocado de bicarbonato de sódio em água e aplicar na pele com uma massagem suave. Deves deixar repousar por dez minutos e, de seguida, enxaguar com água fria. Este procedimento deve ser realizado duas vezes por semana.

A maquiagem para camuflar a cicatriz pode funcionar bem nos casos de cicatrizes que são do mesmo nível da epiderme, mas que possuem colorações diferentes do tom da pele, sendo um dos métodos mais usados.

Para cicatriz com hiperpigmentação tambem é possível melhorar com Luz Intensa Pulsada (LIP) e clareadores tópicos em domicílio. A LIP ajuda a pele a absorver o excesso de melanina, deixando a cicatriz e as bordas mais claras, quando escurecidas.

O uso de cremes específicos, principalmente hidratantes com uréia, são ótimas opções no correto manejo da área em questão. Também existem hidratantes à base de óleos, por exemplo, ácidos graxos essenciais (óleo de girassol) com a mesma utilidade. A pele ressecada é um dos fatores de irritação e hipercromia cutânea.

As 6 melhores pomadas para cicatriz

  1. Alantoína. A alantoína é uma substância natural que pode ser obtida de uma planta chamada “confrei”. ...
  2. Gel de silicone. ...
  3. Alicina. ...
  4. Gel de extrato de cebola. ...
  5. Adapaleno. ...
  6. Óleo de rosa mosqueta.

Por outro lado, as altas concentrações de ácido ascórbico encontradas no óleo da semente de Rosa Mosqueta têm importante papel na regeneração tecidual, sendo um importante elemento para a formação e deposição das fibras colágenas sobre a cicatriz, além de estimular, também, a proliferação celular.

Na cicatrização, com uso da Aloe vera, o tecido é desinflamado e as células epiteliais são multiplicadas colágeno proporcionando, por fim, um tecido completamente cicatrizado.

Existem várias técnicas para disfarçar cicatrizes cirúrgicas, que incluem procedimentos médicos feitos em clinicas de cirurgia plástica e estética, como micropigmentação corretiva, peeling, microagulhamento, aplicação de lasers fracionados, botox, entre outros.

A exposição à luz solar pode escurecer a cicatriz e deixá-la hipercrômica, quando há uma quantidade maior de melanina do que o normal. Além disso, o sol retarda o processo de cicatrização, podendo levar mais tempo que o necessário.

Normalmente a cicatrizes de acne é um problema que não desaparece com o tempo. Com o processo natural de renovação da pele, algumas cicatrizes ficam mais claras, porém não somem por completo, sobretudo porque cada area do corpo apresenta um nível de cicatrização diferente um do outro.

O processo de cicatrização da ferida com perda de epiderme e derme é contextualizado dentro de quatro principais fases: hemostasia, inflamação, proliferação e remodelação.

Sua tecnologia inovadora hidrata e ajuda a melhorar a textura, coloração e tamanho de cicatrizes e estrias, graças ao exclusivo composto Regenext, que repara e hidrata a pele, uniformizando a cor e a textura da cicatriz ou estria em relação ao resto da pele.