Qual o remédio caseiro para parar de suar?

Perguntado por: rresende . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.8 / 5 19 votos

Um dos tratamentos caseiros mais conhecidos para amenizar o suor excessivo é a sálvia. Ela possui propriedades anti transpirantes que contribuem para o funcionamento adequado das glândulas sudoríparas.

Medicamentos. O glicopirrolato e a oxibutinina, dois medicamentos anticolinérgicos, são os mais utilizados contra a hiperidrose. Eles se tornam uma opção quando as demais alternativas não dão certo.

Para aliviar aquele cheirinho desagradável das axilas, apostar no chá de sálvia pode ser uma ótima opção! Isso porque as substâncias contidas na bebida ajudam a regular os hormônios e a controlar o suor excessivo.

A sudorese excessiva, em geral, não tem uma causa clara, mas às vezes, é causada por infecções, problemas metabólicos ou câncer. A pele que está sempre molhada pode se tornar avermelhada e inflamada ou pálida, enrugada e rachada, podendo desenvolver um odor fétido.

O suor é um mecanismo de regulação da temperatura do corpo, feito para proteger os órgãos do superaquecimento. Sempre que a temperatura do ambiente se eleva muito e sempre que fazemos exercícios físicos, o corpo começa a liberar o suor pelas glândulas sudoríparas, para evitar esse aquecimento excessivo do corpo.

Por outro lado, alimentos como legumes e frutas com alto teor de água (como melancia, uvas e melão), são conhecidos por serem capazes de reduzir a quantidade de suor que o corpo produz e acalmar as glândulas sudoríparas hiperativas.

Medicamentos: RETEMIC 5MG. São drogas anticolinérgicas ajudam a impedir a estimulação das glândulas sudoríparas, mas, embora eficazes para alguns pacientes, são pouco receitadas. Mas quando corretamente orientadas, e bem usadas, SÃO FANTÁSTICAS PARA HIPERIDROSE GENERALIZADA !

No entanto, quando o suor noturno acontece mesmo em dias frescos ou frios, pode ser hora de procurar um médico.

Dentre as origens do suor em excesso na cabeça, podemos citar: Obesidade. Transtornos como ansiedade ou síndrome do pânico. Determinados medicamentos.

Inchaço nos gânglios do pescoço, das axilas e da virilha, suor noturno excessivo, febre, coceira na pele e perda de peso são os principais sintomas do linfoma não Hodgkin, tipo de câncer que acaba de ser diagnosticado na atriz Jane Fonda. Fonda descreveu o quadro como "um câncer muito tratável".

Os chamados alimentos termogênicos, como o café, o chá verde, o alho e a cebola, aceleram o metabolismo e aumentam a produção de hormônios, entre eles a adrenalina. O resultado é maior transpiração. O mesmo acontece com proteínas e carboidratos em excesso.