O que fazer para parar de suar a noite?

Perguntado por: icastro . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.2 / 5 3 votos

A sudorese noturna ode se dar pelo uso de roupas e cobertores muito quentes – por isso, prefira tecidos leves e de fácil transpiração na hora do sono. Mantenha o seu quarto fresco e ventilado durante a noite. Evite alimentos picantes ou o consumo de álcool, cigarros e cafeína, que acabam contribuindo para suor noturno.

Entre as causas da HS, estão a diabetes, obesidade, hipertireoidismo, alcoolismo, doença de Parkinson, certos cânceres e alterações hormonais e metabólicas que podem induzir o suor durante o sono ou, como é o caso, durante o sono e a vigília, incluindo novamente o climatério/menopausa ou mesmo a gravidez.

Afinal, como tratar o suor excessivo?

  1. Diminuir o consumo de alimentos condimentados.
  2. Reduzir a ingestão de bebidas com álcool e cafeína.
  3. Parar de fumar.
  4. Utilizar roupas mais leves e que transpire mais facilmente.
  5. Utilizar calçados abertos.
  6. Beber bastante líquido, especialmente em dias quentes.

5 dicas para controlar a transpiração excessiva

  1. Use um desodorante antitranspirante antes de dormir. ...
  2. Evite alimentos que estimulam o suor. ...
  3. Use roupas com tecidos leves e de alta absorção. ...
  4. Use sapatos arejados. ...
  5. Seque-se bem após o banho.

Os chamados alimentos termogênicos, como o café, o chá verde, o alho e a cebola, aceleram o metabolismo e aumentam a produção de hormônios, entre eles a adrenalina. O resultado é maior transpiração. O mesmo acontece com proteínas e carboidratos em excesso. Não é só isso.

Sudorese
Ela pode ocorrer em diversos pontos do corpo, sendo as mãos e os pés os mais comuns para a ansiedade. Ainda assim, cada indivíduo apresenta uma característica, sendo normal encontrar quem sua nas axilas, cabeça e costas. O suor excessivo, ou sudoreses, é um dos sintomas mais comuns.

Suor Noturno: quando o suor noturno é preocupante? O suor noturno está associado a ambientes muito quentes, pijamas de tecido encorpado e roupa de cama pesada. Mas também pode ser resultado de efeitos colaterais de medicação, quadro de ansiedade, distúrbios do sono, derrame e indicar tuberculose.

A sudorese excessiva, em geral, não tem uma causa clara, mas às vezes, é causada por infecções, problemas metabólicos ou câncer. A pele que está sempre molhada pode se tornar avermelhada e inflamada ou pálida, enrugada e rachada, podendo desenvolver um odor fétido.

Febre que perdura por mais de uma semana e ocorre principalmente no final da tarde e início da noite, suor noturno — daqueles que encharcam os lençóis e travesseiros –, perda de peso sem motivo aparente e ínguas indolores na região da axila e da virilha.

Por outro lado, alimentos como legumes e frutas com alto teor de água (como melancia, uvas e melão), são conhecidos por serem capazes de reduzir a quantidade de suor que o corpo produz e acalmar as glândulas sudoríparas hiperativas.

Tratamento de hiperidrose
No entanto, será encaminhado a um dermatologista. Assim, ele realizará o diagnóstico por meio de exames de sangue, urina, teste de iodo e suor, e teste específico. Após detectar o problema, o especialista indicará a melhor forma de tratamento, havendo variações de paciente para paciente.

Significado do suor frio excessivo
Se a sensação de suor frio for constante é aconselhável buscar orientações médicas. O sintoma de sudorese fria, juntamente com dificuldade em respirar, pele pálida, tonturas ou sensação de fraqueza podem significar algum outro problema de saúde ou uma doença subjacente.