Quando a sudorese noturna é preocupante?

Perguntado por: onascimento6 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 10 votos

O suor durante o sono, especialmente durante as épocas mais quentes do ano, é resultante de um processo natural do corpo para regular sua temperatura interna. No entanto, quando o suor noturno acontece mesmo em dias frescos ou frios, pode ser hora de procurar um médico.

A tuberculose é a infecção mais fortemente associada ao excesso de suor durante a noite.

Suar enquanto dormimos faz parte da manutenção da saúde do corpo, mas é importante saber o que pode aumentar a transpiração e gerar incômodos.

Febre que perdura por mais de uma semana e ocorre principalmente no final da tarde e início da noite, suor noturno — daqueles que encharcam os lençóis e travesseiros –, perda de peso sem motivo aparente e ínguas indolores na região da axila e da virilha.

Possíveis causas do suor excessivo

  1. Ansiedade. A ativação excessiva do sistema nervoso simpático, especialmente devido a níveis elevados de ansiedade, é uma das principais causas de hiperidrose. ...
  2. Menopausa. ...
  3. Doença de Parkinson. ...
  4. Fibromialgia. ...
  5. Câncer. ...
  6. Lesão de um nervo. ...
  7. Insuficiência cardíaca congestiva.

Alguns exemplos são:

  • antidepressivos como Protriptilina e Nortriptilina;
  • anti-inflamatórios não-esteroides;
  • medicamentos para pressão arterial;
  • pilocarpina, um medicamento que previne a boca seca;
  • tratamentos contra o câncer; e.
  • medicamentos orais para diabetes e insulina de prescrição.

A Sudorese excessiva, também conhecida como Hiperidrose, nada mais e que a produção de suor de forma excessiva no corpo, sendo sua aparição mais comum em regiões como as axilas, mãos, rosto e nos pés.

A sudorese fria, por exemplo, é aquela que acontece quando o corpo se encontra em uma situação que pode apresentar algum risco para a pessoa. É comum a pessoa suar frio em casos de ansiedade, pressão arterial baixa, hipoglicemia e até mesmo hipóxia, que é a diminuição das taxas de oxigênio circulando no organismo.

Como a temperatura média de um ser humano saudável varia entre 36,1°C e 37,2°C, é normal que, ao longo de um período de sono, o corpo chegue aos 35°C. Além disso, muitos indivíduos podem ficar fora destas faixas e se sentirem bem.

Mantenha-se hidratado
Muitos podem ter a crença de que se tomarem muita água, vão suar mais. No entanto, é exatamente o oposto. Manter-se hidratado, além de saudável, ajuda a manter a temperatura do seu corpo equilibrada e, consequentemente, evita o suor excessivo.