Quem transpira muito emagrece mais rápido?

Perguntado por: lnogueira . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.8 / 5 13 votos

Além disso, o suor não queima calorias. Suar o suficiente pode fazer com que você perca peso de água, mas essa perda é temporária e é recuperada após se reidratar bebendo água ou comendo.

Essa é uma dúvida que muitas pessoas têm, principalmente aquelas que praticam algum tipo de atividade física ao longo do dia, afinal, o suor é bastante presente. Nada melhor do que desmistificar essa pergunta, né? Então vamos lá: o suor não emagrece, é mito!

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o suor NÃO emagrece. Isso porque, como citamos anteriormente, ele nada mais é do que a perda de água do nosso organismo (normalmente decorrente de desidratação).

O suor é uma tentativa do corpo de regular a temperatura corporal, não representando gasto calórico e de gordura e, por isso, não pode ser utilizado como parâmetro de emagrecimento, além de também não ser indicativo de que a atividade física teve efeito ou não.

O que se perde na transpiração
Durante a prática de exercício intenso pode perder-se entre dois e quatro litros de água numa hora. Essa perda pode representar cerca de dois por cento do peso corporal. O peso corporal está distribuído pelos ossos, pelos órgãos, pelos músculos e pelo tecido adiposo.

Suar bastante faz bem para a saúde e é uma das formas de cuidar de todos os tipos de pele! Além de ajudar na produção de colágeno, que deixa a pele mais firme e com menos marcas. Estudos recentes também dizem que o suor tem substâncias que aceleram a regeneração da pele.

Caminhada, corrida, ciclismo e natação são ótimas maneiras de perder barriga. Esses exercícios ajudam a aumentar a frequência cardíaca, acelerar o metabolismo e queimar calorias, incluindo a gordura subcutânea.

A medida em que você transpira, a sua frequência cardíaca aumenta e, consequentemente, a circulação sanguínea também. Assim, quando as glândulas sudoríparas da nossa pele começam a produzir o suor, elas direcionam o fluxo sanguíneo para a pele e estimulam o sistema circulatório.

Na verdade, um estudo constatou que, ao perder gordura, grande parte dela é eliminada através da respiração, no pulmão. Realizado pela Universidade de Nova Gales do Sul (UNSW), na Austrália, o levantamento revelou que, de 10 quilos de gordura perdidos, 8 deles saem pelo pulmão em forma de dióxido de carbono (CO2).

O suor tem a função de refrigerar o corpo, de forma que ele não esquente muito. Suando, o nosso corpo se livra do excesso de calor produzido pelo metabolismo ou pelo esforço muscular. Quando fazemos algum esforço físico, a atividade muscular faz com que se produza muito calor e a temperatura do corpo aumente.