Quanto tempo demora para saber se caiu na malha fina?

Perguntado por: oximenes . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.9 / 5 8 votos

Um dia após a entrega da declaração sistema da Receita já informa se há pendências.

O contribuinte já tem como saber se caiu na malha fina 2023 do Imposto de Renda, para os rendimentos declarados de 2022. Para isso é preciso consultar o status da sua declaração e descobrir qual a pendência.

Você pode consultar a situação da sua declaração pelo aplicativo "Meu Imposto de Renda" disponível na internet ou para dispositivos móveis (celulares e tablets). No mesmo sistema você pode consultar as suas pendências e verificar o motivo. Basta acessar e clicar no serviço "Pendências de malha".

A Receita Federal leva, em média, 3 meses para processar a Declaração de Imposto de Renda e costuma pagar a restituição no mesmo ano. No entanto, oficialmente esse prazo pode ser de até 5 anos. Então, é sempre necessário ver o status da declaração para acompanhar o andamento.

O comunicado da pendência será considerado entregue 15 (quinze) dias após a respectiva postagem ou envio.

Se alguma divergência é encontrada entre as informações apresentadas, a declaração fica retida, ou seja, entra na malha fina. Importante ressaltar que enquanto a declaração estiver nessa situação, a restituição não será disponibilizada.

Passo a passo para consulta de notificação de lançamento na Receita Federal

  1. Acessar o portal da Receita.
  2. Selecionar menu “Serviços” e opção “Consulta NF-e Completa”
  3. Digitar chave de acesso.
  4. Confirmar o captcha.

Faça o login. Selecione a opção "Meu Imposto de Renda (Extrato da DIRPF)". Na aba "processamento" ou "Serviços do IRPF", escolha o item "pendências de malha". Nessa página, será possível verificar se a declaração está retida na malha fina e o motivo da retenção.

Para o contribuinte que caiu na malha fina existem alguns caminhos: é possível retificar a declaração, contestar e até mesmo impugnar. A alternativa mais adequada varia de caso a caso.

Malha Fina do Imposto de Renda pode gerar bloqueio de contas e cartões - Conta-Corrente.

A Receita informa que "não comunica divergência de informações em declarações através de email ou por mensagens em aplicativos de comunicação" como Whatsapp, Messenger e Telegran. Havendo dúvidas da veracidade da intimação, o contribuinte pode consultar a Receita Federal.

Acesse o sistema Meu Imposto de Renda e clique na opção Pendências de malha. Acesse o canal abaixo e digite o número da intimação e o CPF para iniciar. Em seguida, informe os documentos que serão enviados à Receita Federal.

Para fazer o processo antecipadamente, o contribuinte pode solicitar a antecipação da malha e agendar um atendimento; ou tentar resolver a situação em um processo eletrônico através do e-CAC e enexando os documentos exigidos.