Quanto tempo leva para sair da malha fina?

Perguntado por: aornelas . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.2 / 5 19 votos

A Receita Federal tem 5 (cinco) anos para analisar qualquer declaração, retida ou não em malha, e pode solicitar documentos e informações adicionais.

Se a declaração retida na malha fina estiver correta e todos os requisitos forem cumpridos ou o contribuinte corrigir os problemas encontrados, ele terá direito à restituição, caso tenha valores a receber. No entanto, é necessário aguardar o processo de análise e liberação da Receita Federal para receber a restituição.

Após 24 horas do envio da declaração, o contribuinte já pode saber se caiu ou não na malha fina. Na hora de conferir o documento, porém, podem aparecer alguns termos que indicam qual o tratamento já dado pela Receita ao Imposto de Renda de cada cidadão.

Este é o primeiro passo para sair da Malha Fina. Se você recebeu uma notificação da Receita com a pendência, o ideal é acessar o e-cac (Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte) com certificado digital para poder entender melhor o problema ocorrido.

A Receita Federal leva, em média, 3 meses para processar a Declaração de Imposto de Renda e costuma pagar a restituição no mesmo ano. No entanto, oficialmente esse prazo pode ser de até 5 anos.

No site da consulta, basta inserir seu CPF, data de nascimento e ano de referência da declaração, no caso, 2023. Já no aplicativo ou no e-CAC, você deve acessar com seus dados do gov.br e consultar clicando no ano de referência do extrato, para verificar seu status.

Quem retificou IR recebe quando? A restituição do IR para cidadãos que precisaram retificar a declaração, é similar ao procedimento usual. Após o envio da declaração retificadora, o contribuinte que tiver direito à restituição, receberá os valores em data adiada, considerando a data da retificação.

Confira abaixo o calendário da restituição do IR 2023:
1º lote: Consulta em 24 de maio, pagamento em 31 de maio. 2º lote: Consulta em 23 de junho, pagamento em 30 de junho. 3º lote: Consulta em 24 de julho, pagamento em 31 de julho. 4º lote: Consulta em 24 de agosto, pagamento em 31 de agosto.

A declaração retificadora pode ser efetuada a qualquer momento, desde que o contribuinte não seja autuado pela Receita Federal ou não seja chamado para fornecer explicações. Se isso acontecer, ele perderá o direito à retificação. O prazo máximo para efetuar a declaração retificadora é de 5 anos.

É muito simples: no portal e-CAC, vá até a aba “Pagamentos e Parcelamentos”. Nela é possível fazer a negociação de valores e imprimir a guia de pagamento. Em caso de atrasos, há cobrança de mais multas.

O que a Receita Federal já sabe antes mesmo de você declarar: Tudo o que você ganhou em seu trabalho no ano passado: Salário, férias, 13º, indenizações, PLR… são informações de praxe que a Receita Federal possui em detalhes.

Os pagamentos das restituições do IR 2023 serão feitos em cinco lotes, segundo informações da Receita. O prazo para entrega das declarações terminou em 31 de maio.