Quanto tempo demora para cair o reembolso do Pix?

Perguntado por: ofelix . Última atualização: 20 de julho de 2023
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90 dias

Após o cancelamento da compra, o reembolso será feito na mesma conta bancária utilizada para realização do pagamento via PIX. O prazo depende da data de cancelamento e o valor poderá aparecer na sua conta em até 90 dias. Esperamos que o artigo tenha te ajudado! Se ainda tiver alguma dúvida, fale com a gente!

Como é um processo informal, que depende da conversa de ambos, estornar Pix pode acontecer imediatamente. No entanto, também é possível que a pessoa se recuse e, nesse caso, o caso pode se arrastar por meses na Justiça. Por fim, ao solicitar ajuda ao seu banco, a instituição pedirá alguns dias para analisar a situação.

Dessa forma, deixamos claro que não existe estorno no sistema do Pix, e esse é um dos pontos que garante a confiabilidade desse meio de pagamento, já que as transações não podem ser interrompidas ou desfeitas. Por outro lado, isso pode ser um problema caso você faça um Pix errado.

Já o recebedor pode ter um Pix devolvido, a pedido da instituição do pagador ou da sua própria instituição, quando o pagador informar que a transação foi originada de um golpe ou em caso de falha em sistema de uma das instituições envolvidas na transação.

7 dias

É importante ressaltar, ainda, que é um direito previsto no Código de Defesa do Consumidor desistir de uma compra em até 7 dias, tendo o reembolso integral do valor. Ou seja, caso tenha feito o pagamento de uma compra via Pix, pode conseguir seu dinheiro de volta mais facilmente.

Esse procedimento é simples e pode ser realizado no próprio aplicativo da sua instituição financeira. Basta buscar a área Pix por agendamentos e selecionar aquele que deseja anular. Contudo, é preciso atenção, pois esse cancelamento só pode ser concluído um dia antes da data prevista para o envio do valor.

Depositei dinheiro na conta errada, e agora? O processo é o mesmo de quem recebeu o dinheiro: procurar a sua instituição financeira e informar o ocorrido. Apesar do banco oferecer todo suporte para o cliente, a devolução é responsabilidade da pessoa que recebeu o valor.

​É possível pedir a devolução de um Pix? Sim. A devolução é uma funcionalidade disponível no Pix, desde que iniciada por quem recebeu o dinheiro, dentro do período de 90 dias.

É possível fazer estornos de transações via Pix no aplicativo do banco Nubank, disponível para os sistemas operacionais Android e iPhone (iOS). O estorno pode ser parcial ou integral e é útil para casos em que você recebeu algum valor por engano e deseja devolvê-lo ao pagador.

É possível fazer a contestação do Pix enviado por engano? Não. Se você enviar um Pix para a pessoa errada, não poderá contestar como faria em caso de fraude ou erro no ambiente Pix do banco. Isso porque, nesse caso, a pessoa de fato realizou o Pix, sem ser induzida por uma ação criminosa ou fraudulenta.

Quem recebeu algum valor indevido, tem até 90 dias para realizar o estorno do dinheiro para a pessoa que fez o pagamento errado. O procedimento é feito pelo próprio aplicativo no qual o dinheiro foi recebido, por meio da opção “devolver dinheiro”, clicando na transação, que se encontra no extrato.

Geralmente, assim que identifica o erro e visualiza que os dados informados não pertencem a uma conta válida, o banco solicita um prazo de até 5 dias úteis para realizar o estorno. Em poucos casos, a transferência pode ser direcionada para uma outra conta bancária existente e, por isso, o estorno não é feito.