Como mandar um e-mail pedindo reembolso?
No geral, para fazer uma carta de reembolso é preciso descrever as seguintes informações:
- local e data;
- identificação do destinatário e pronome de tratamento;
- vocativo, chamando e iniciando a mensagem;
- solicitação e justificativa;
- despedida;
- assinatura;
- nome do remetente.
Como pedir solicitação de reembolso
Para pedir reembolso, entre em contato com a empresa que vendeu o produto ou forneceu o serviço para você. Muitas delas informam em seus canais, e-mails de confirmação de compra ou no ato do pagamento informações sobre troca, devolução e reembolso.
O que diz a lei do consumidor sobre reembolso
O consumidor pode desistir do contrato, no prazo de 7 dias a contar de sua assinatura ou do ato de recebimento do produto ou serviço, sempre que a contratação de fornecimento de produtos e serviços ocorrer fora do estabelecimento comercial, especialmente por telefone ou a domicílio.
Como fazer um recibo de reembolso
Elabore um recibo de reembolso
- nome do funcionário a ser ressarcido;
- descrição detalhada da despesa;
- data em que o gasto foi feito;
- motivo pelo qual a despesa foi realizada;
- dados da empresa e de quem vai receber o reembolso;
- assinatura do funcionário.
Quanto tempo a empresa tem para devolver o dinheiro para o cliente
De acordo com o art, 18 do CDC, as empresas devem realizar o reparo do produto no prazo de 30 dias.
Como pedir reembolso de uma compra online
Em um comércio eletrônico, o consumidor tem o prazo de 7 dias para entrar em contato com o e-commerce e manifestar a vontade de desistir da compra. Dentro desse prazo, a loja virtual deverá providenciar o reembolso, enquanto o cliente deverá encaminhar o item adquirido de volta para a loja.
O que fazer quando a empresa não quer devolver o dinheiro
Caso o fornecedor se recuse a resolver o problema, o consumidor pode buscar auxílio nos órgãos de proteção ao consumidor, como o Procon. Se mesmo assim o problema não for resolvido, o consumidor pode ingressar com uma ação judicial para garantir seus direitos.
Em quais casos posso pedir reembolso
- Em quais ocasiões o ressarcimento é possível?
- Produto com vício.
- Cobrança indevida.
- Neste caso o consumidor pode:
- Política de reembolso das empresas.
- Descumprimento da oferta.
- Possibilidade de Multa.
É crime pedir reembolso
É uma ação ilegal e sujeita a consequências sancionatórias, tanto em esfera civil como criminal. O Superior Tribunal de Justiça (STJ), entendeu, por unanimidade, que “O direito ao reembolso depende por pressuposto lógico que o beneficiário tenha efetivamente desembolsado previamente os valores”.
Em quais casos posso pedir estorno
De acordo com o Código de Defesa do Consumidor (CDC), o cliente pode pedir o estorno em casos como:
- cobrança duplicada ou indevida;
- recebimento de produto danificado ou diferente do que foi anunciado;
- não recebimento da encomenda ou entrega após o prazo estipulado pela loja.
Como fazer um termo de devolução de dinheiro
Também em razão da rescisão acordada, o(a) VENDEDOR(a) devolve ao(à) COMPRADOR(a), neste ato, a quantia de R$ XX. XXX,XX (valor por extenso), mediante transferência para conta corrente (ou poupança) nº (informar), agência (informar), do Banco (informar), valor este aceito pelo(a) COMPRADOR(a) pela rescisão contratual.