Qual é o objetivo do jogo eu sou?

Perguntado por: emorais . Última atualização: 9 de agosto de 2023
4.7 / 5 9 votos

Objetivo do jogo: ser o jogador com mais pontos ao final das rodadas.

Jogo Eu Sou...? - Estrela é um jogo com cartas ou cartões para advinhação. Cada carta tem uma imagem. Estas cartas ou cartões são colocados no suporte e na cabeça, ou mais precisamente em cima da testa. Então, cada jogador opositor deve advinhar que imagem o outro jogador carrega, ou esconde, e tentar descobrir.

O Quem sou eu é um divertido jogo de perguntas e respostas para estimular a capacidade de dedução, memória, raciocício estratégico e o ganhar e perder de forma positiva.

O jogo Eu Sou é um divertido passatempo para jogar com amigos e família em qualquer ocasião. Um jogador sorteia uma carta e, sem vê-la, coloca no suporte plástico que deverá ser fixado em sua cabeça. Através de perguntas para os demais jogadores, ele deve adivinhar qual personagem do Harry Potter ele é.

Após a aparição surpreendente do jogo no filme 'Bastardos Inglórios' (veja acima), muitas pessoas passaram a acreditar que o game era uma invenção alemã… Na verdade, talvez o 'Quem sou eu' seja uma variação de uma outra brincadeira bem antiga, originada nos Estados Unidos

“Quem sou eu?” é um jogo de advinha. A regra varia de acordo com os recursos disponibilizados, mas em geral, o objetivo é que o participante tente descobrir qual personagem ou celebridade lhe foi atribuída ou escolhida pelos outros participantes.

Idéias de atividades:

  1. jogos com os nomes.
  2. forca de nomes dos integrantes da casa.
  3. formar pares com os nomes ou sobrenomes para jogar memória.
  4. colocar todos os nomes espalhados pelo chão e descobrir qual está faltando. Pensar sempre no grupo maior da casa.

Por meio dos jogos, pode se criar uma série de situações que envolvam equilíbrio e outros desafios corporais para crianças com uso de objetos, de obstáculos e alvos. Combinados entre si, os jogos podem garantir situações significativas de aprendizagem, favorecendo o desenvolvimento cognitivo e social da criança.

Para jogar quem sou eu, as regras são muito simples: cada participante deverá ter o cartão colado na testa e os outros deverão dar pistas até que ele adivinhe o nome escrito no papel. No, é interessante fazer perguntas para quem sou eu mais gerais, como por exemplo: Sou mulher, homem ou bicho?

As regras de um jogo são os elementos que definem sua coerência e estrutura. Apesar de um mesmo jogo poder ser praticado com variações, determinadas mudanças em um padrão de regras podem dar origem a novos jogos.

As regras de jogos são textos que trazem o “passo-a- passo” de como realizar o jogo. Se a gente mudar alguma coisa, muda as informações, os objetivos e, consequentemente, a forma de jogar. É preciso ler as regras, descobrir como se joga e jogar.

SUGESTÃO DE ATIVIDADE: EM FRENTE AO ESPELHO, INCENTIVAR A CRIANÇA A IDENTIFICAR A IMAGEM DOS MEMBROS DA FAMÍLIA E OBSERVAR-SE IDENTIFICANDO AS PARTES DO CORPO. ESCREVER O NOME DA CRIANÇA NO ESPELHO USANDO BATOM OU CANETINHA PARA QUE A CRIANÇA ALÉM DE OBSERVAR A SUA IMAGEM VÁ SE FAMILIARIZANDO COM A ESCRITA DO SEU NOME.

O game Quem Sou Eu? é uma versão digital de um jogo de grupo no qual os participantes colocam o nome de uma personalidade, animal ou cidade na testa para que os outros participantes deem dicas de quem é e ele adivinhe. Nessa versão, encontramos algumas diferenças, porém todas muito bem executadas.

Ludicidade é um termo que tem origem na palavra latina “ludus”, que significa jogo ou brincar. Na educação, usamos o conceito do lúdico para nos referir a jogos, brincadeiras e qualquer exercício que trabalhe a imaginação e a fantasia.

Em escolas, não é raro ouvir um adolescente dizer, do nada: “perdi!”, expressão que é acompanhada de vaias e reclamações de seus colegas, justamente porque o primeiro lembrou a todos que estão jogando. A regra do jogo é muito simples: basta esquecer que está jogando. Caso você se lembre, perde.

Antigamente as brincadeiras eram divertimentos para os adultos e as crianças compartilhavam da mesma diversão. Com o passar dos anos a brincadeira foi se tornando divertimento, aprendizagem e cultura para as crianças e parte do processo de seu desenvolvimento infantil.