O que trabalhar no tema identidade na educação infantil?

Perguntado por: aribeiro3 . Última atualização: 9 de agosto de 2023
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Aprender a associar o seu nome à sua identidade; Demonstrar controle e adequação do corpo na participação de brincadeiras, jogos e demais atividades propostas; Reconhecer o nome e o rosto dos seus colegas de classe em fotografias e imagens; Desenvolver relações interpessoais positivas.

Promover a integração das crianças, a apropriação da escrita e da oralidade e valorização do seu nome próprio, bem como no resgate da dignidade e da cidadania, através do fortalecimento da identidade, da cultura, e do restabelecimento da autoestima é o objetivo geral deste projeto.

A construção das identidades parte de uma coerência que a criança percebe! Apresentar as funções, de maneira simples, de cada profissional da creche, bem como o nome correto das pessoas que lá trabalham ou visitam. Fazer um quadro de “presença”, com fotos e os nomes das crianças.

Idéias de atividades:

  1. jogos com os nomes.
  2. forca de nomes dos integrantes da casa.
  3. formar pares com os nomes ou sobrenomes para jogar memória.
  4. colocar todos os nomes espalhados pelo chão e descobrir qual está faltando. Pensar sempre no grupo maior da casa.

Elaborar uma árvore genealógica da família com objetivo de conhecer sua história familiar. Valorizar suas características físicas associando-as à dos seus antepassados. Respeitar e valorizar as características físicas e culturais existentes entre colegas de classe e adultos de sua convivência.

Identidade é construída no cotidiano
A própria BNCC dá uma pista quando diz que se deve usar todas as interações, brincadeiras e linguagem para esse fim. Ou seja, o cotidiano na Educação Infantil deve sempre considerar essa construção de identidade da criança.

Habilidade(s) da BNCC: (EF02HI05) Selecionar objetos e documentos pessoais e de grupos próximos ao seu convívio e compreender sua função, seu uso e seu significado.

A identidade é um conceito do qual faz parte a ideia de distinção, uma marca de diferença entre as pessoas, por isto torna-se importante trabalhar o respeito à identidade de cada criança, destacando a família, pois ela é o modelo que a criança vê e convive todos os dias.

A especificidade do trabalho na creche
Na faixa de 0 a 3 anos, explorar o eixo identidade e autonomia envolve ajudar os pequenos a desenvolver o reconhecimento da própria imagem. O objetivo é que eles se identifiquem como seres únicos, com corpo, hábitos e preferências próprias.

1. Com os cartazes, montar um biombo para sala, ou um grande mural, ao qual as crianças terão acesso livre para verificar as fotos de suas janelinhas e as de seus colegas. 2. Tirar fotos das crianças na escola, em suas atividades cotidianas, em pequenos ou em grandes grupos.

Dicas de como fazer uma boa redação “quem sou eu
Portanto, você deve se apresentar: dizer seu nome, idade, onde mora, com quem mora etc. Pode, também, contar um pouco sobre sua família, sua infância e sua trajetória até chegar aonde chegou.

Os objetivos da atividade são que a criança desenvolva a construção de sua identidade pessoal de maneira positiva, que ela conheça e respeite diferentes modos de vida e que possa se expressar e desenvolver sua oralidade.

Morin (2002) observa que a nossa identidade humana é constituída numa relação dialógica da tríade indivíduo/espécie/sociedade.

(EI03EO05) Demonstrar valorização das características de seu corpo e respeitar as características dos outros (crianças e adultos) com os quais convive. (EI03EO06) Manifestar interesse e respeito por diferentes culturas e modos de vida.

Momento 1: Coloque as crianças na frente do espelho, de modo que elas possam toca-lo. Deixe-as brincarem com suas imagens e produzirem palavras observando os movimentos de suas bocas. Após desafie as crianças a fazerem determinada expressão facial ou careta.