Como trabalhar o eu na educação infantil?

Perguntado por: emaldonado . Última atualização: 9 de agosto de 2023
4.3 / 5 7 votos

Propor sistematicamente brincadeiras em grupos, integrando os alunos através de conversa em rodinhas, a fim de possibilitar o conhecimento e a aproximação das crianças. Organizar atividades individuais como criação e confecção de crachás, a partir de desenho e cartaz para a identificação do aluno.

O Eu o Outro e o Nós na educação infantil
Seja por meio de práticas educacionais que a auxiliem a entender a relação entre pensamentos, sentimentos e desejos, tanto do outro quanto de si mesma. Nessa perspectiva precisamos, antes, entender como a criança da Educação Infantil pensa e age na resolução de conflitos.

O EU, O OUTRO E O NÓS: A IMPORTÂNCIA DESSE CAMPO DE EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Em outras palavras, este campo de experiência está diretamente relacionado ao autoconhecimento e à construção de relações, moldando a consciência cidadã e criando vínculos respeitosos.

Estratégias que estimulam a aprendizagem infantil

  • Crie um ambiente de leitura. ...
  • Incentive o seu filho a fazer escolhas. ...
  • Incentive a comunicação aberta e sincera. ...
  • Torne a aprendizagem divertida com jogos e brincadeiras. ...
  • Concentre-se no aprendizado. ...
  • Ajude seu filho a se manter organizado. ...
  • Reconheça e comemore as conquistas.

· Identificar as pessoas que estão presentes no seu dia a dia através dos nomes (família verdadeira, família do abrigo em que vive, colegas, professores, voluntários, etc.). Este trabalho visa o autoconhecimento e a percepção de identidade. É importante que cada um perceba que é único e especial.

Identificar os costumes de sua família e do grupo social ao qual pertence; ● conhecer e respeitar costumes de outras famílias, grupos sociais e povos; ● identificar suas preferências e comportamentos diante do mundo em que vive; ● desenvolver a imaginação e a criatividade.

Faz a criança reconhecer os limites dos outros indivíduos. Constrói com mais autonomia um sentido de autoimagem. Dá a elas noções básicas de existência em coletivo. Promove a socialização saudável.

Saiba o que são e qual a importância dos eixos da Educação...

  • Artes Visuais. Um dos eixos da Educação da Infantil é o trabalho com as Artes Visuais. ...
  • Música. ...
  • Movimento. ...
  • Matemática. ...
  • Linguagem oral e escrita. ...
  • Natureza e sociedade.

(EI02EO02) Demonstrar imagem positiva de si e confiança em sua capacidade para enfrentar dificuldades e desafios. Corpo, gestos e movimentos (EI02CG05) Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros.

O psicanalista Jacques Lacan dizia que "o Eu é um Outro". A frase, de sonoridade quase mística, significa que nossa identidade - quem pensamos ser, e aquilo que achamos muitas vezes ser nossa mais íntima essência - possui uma relação de exterioridade a nós mesmos.

8 ideias de como motivar os alunos para a aprendizagem

  1. Ofereça recompensas. ...
  2. Invista no ensino lúdico. ...
  3. Forneça feedbacks. ...
  4. Estimule a participação dos alunos. ...
  5. Ofereça um ambiente estimulante. ...
  6. Associe as atividades da aula com outras mídias. ...
  7. Conheça cada aluno. ...
  8. Crie tarefas relacionadas à realidade dos alunos.

É preciso ter criatividade na elaboração de atividades e brincadeiras, estar sempre atualizado, estudando novas formas e técnicas de ensino, que podem contribuir para a melhora do rendimento escolar de cada criança. Assim como em qualquer outra profissão, o educador precisa sem dúvida, ter vontade.

SUGESTÃO DE ATIVIDADE: EM FRENTE AO ESPELHO, INCENTIVAR A CRIANÇA A IDENTIFICAR A IMAGEM DOS MEMBROS DA FAMÍLIA E OBSERVAR-SE IDENTIFICANDO AS PARTES DO CORPO. ESCREVER O NOME DA CRIANÇA NO ESPELHO USANDO BATOM OU CANETINHA PARA QUE A CRIANÇA ALÉM DE OBSERVAR A SUA IMAGEM VÁ SE FAMILIARIZANDO COM A ESCRITA DO SEU NOME.

O objetivo deste projeto é trabalhar a identidade da criança, onde é imprescindível possibilitar a criança se apropriar do conhecimento sobre sua história de vida, bem como a história do seu nome, e ainda mais importante, fazer a interação da creche com a família e a criança no modo Remodo e Híbrido.

A dinâmica “Quem sou eu?” pretende despertar o autoconhecimento nos alunos analisando o caminho percorrido até então, os objetivos que se deseja conquistar, o estado em que se encontra e busca chegar, além de outros pontos centrais sendo possível traçar estratégias para evoluir sempre.

A habilidade EI03EO03 consiste em: Ampliar as relações interpessoais, desenvolvendo atitudes de participação e cooperação.