Como surgiu a brincadeira o que é o que é?

Perguntado por: ndias7 . Última atualização: 9 de agosto de 2023
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Antigamente as brincadeiras eram divertimentos para os adultos e as crianças compartilhavam da mesma diversão. Com o passar dos anos a brincadeira foi se tornando divertimento, aprendizagem e cultura para as crianças e parte do processo de seu desenvolvimento infantil.

Para relembrar a infância e fazer um passeio pela história, listamos a origem de 6 brincadeiras populares:

  • Cabra-cega. Cuidado com a mão boba. ...
  • Cara ou coroa. Quando: aproximadamente 300 a.C. ...
  • Joquempô Quando: entre 206 a.C. e 220 d.C. ...
  • Par ou ímpar. Quando: aproximadamente 200 a.C. ...
  • Jogo da Velha. Quando: 1 a.C. ...
  • Amarelinha.

No jogo existem regras previamente estabelecidas, que todos os intervenientes devem seguir. No brincar não existem regras (ou estas são criadas pelos intervenientes da brincadeira de forma livre), não existe um vencedor, nem uma competição. O foco do brincar não está, portanto, na competição, nem em vencer.

Os primeiros registros da brincadeira que já entreteve tantas crianças brasileiras estão no livro "Wuzazu", chinês, escrito entre os anos 206 e 220 antes de Cristo.

O brinquedo Vai e Vem surgiu no verão de 1976 na Itália. O brinquedo é formado por uma bola de plástico oval com abertura no centro, por onde passavam duas cordas de nylon. Nas extremidades de cada corda ficam as alças que cada jogador segura e para movimentar a bola.

Se pensarmos o brincar partindo de uma perspectiva histórica, lembremos que desde os tempos das cavernas, o homem já manifestava sua humanização através do brincar, tal fato pode ser visto nas pinturas rupestres, nas danças, nas manifestações de alegria.

Com a miscigenação, as crianças que nasciam recebiam desde cedo à influência das culturas portuguesas, indígenas e africanas (apud MOURA, 2011). Os jogos e brincadeiras presentes na cultura portuguesa, indígena e africana acabaram por fundirem-se na cultura lúdica brasileira.

Em uma rádio, por exemplo, ao transmitir um jogo de futebol, o locutor apresenta aquele programa e faz interferências sobre ele, enquanto o narrador conta tudo o que está acontecendo no jogo.

Peteca, amarelinha, pião, bola de gude, elástico.

Nesse aspecto é importante esclarecer que as expressões faz-de-conta, jogo simbólico ou brincadeira simbólica, referem-se ao tipo de brincadeira realizada socialmente pelas crianças nesse período implicando na representação de um objeto por outro, atribuindo- lhe novos significados.

Ninguém sabe a gênese desses jogos, seus criadores são anônimos, e que só se sabe que eram atitudes abandonadas por adultos, por fragmentos de romances, poesias, mitos, e rituais religiosos.

6 brincadeiras antigas que estimulam

  1. Amarelinha. Lembra como o asfalto ficava marcado com os desenhos da amarelinha depois que a diversão terminava? ...
  2. Passa-anel. Apesar do nome, qualquer objeto pequeno pode fazer o papel do anel! ...
  3. Bolinha de Gude. ...
  4. Esconde-esconde. ...
  5. Cinco Marias. ...
  6. Pique-bandeirinha.

Os americanos Louis & Dave Marx promovem o brinquedo, que depois de algum tempo vira moda no mundo inteiro. VAI-E-VEM: 1976 — Durante o verão, surge na Itália o brinquedo Vai-e-Vem. O brinquedo é formado por uma bola de plástico oval com abertura no centro, por onde passavam duas cordas de nylon.

Registros de 4500 a.C. mostram que em diferentes partes do mundo, as crianças brincavam com bolas feitas a partir de material encontrado na vegetação ou de animais, como penas de aves.

Você sabia que a Bola ️ e o brinquedo mais antigo que se tem registro com o objetivo de se divertir⁉ Ela existe há mais de 6.500 anos. E dizem que veio dos egípcios. Eles confeccionavam as primeiras bolas com as crinas de animais ou fibras de bambu.

Usavam tocos de madeira, pedrinhas, legumes e palitos para fazer animais, além de brincadeiras como amarelinha, cinco Marias, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, empinar pipa, dentre várias outras e, assim, se divertiram por décadas e décadas.